Volume Especial: Tfes-Laphis, 2018


Ana Letícia Pasquali Kziozek

Resumo: O presente artigo tem como intuito fazer uma reflexão sobre a importância do ensino de história e a utilização de fonte como a literatura, em sala de aula. Trata-se do relato de experiência dos estágios supervisionados realizados como requisitos do 4º ano do curso de História da Universidade Estadual do Paraná Campus União da Vitória. Constatei a importância de trabalhar com fontes históricas nas aulas de história para que os alunos tenham novas percepções e visões sobre o tema proposto que foi a Segunda Guerra Mundial.
Palavras-chave: Ensino de História, Fontes Históricas, Literatura.

THE SECOND WORLD WAR: THE USE OF SOURCES IN THE CLASSROOM AND THE IMPORTANCE OF THE HISTORY TEACHING

Abstract: The present article has as intention to do a reflection about the importance of the history teaching and the source use as the literature, in classroom. It is the report of experience of the supervised apprenticeships accomplished as requirements of the 4th year of the course of History of the University Of The State Of Paraná, on the Campus União of Vitória. I verified the importance of working with historical sources in the history classes for the students to have new perceptions and visions on the theme proposed that was Second World War.
Keyword: History teaching, Historical sources, Literature.

Bruna Brandel Meleck

Resumo: O presente trabalho analisa as experiências realizadas em sala de aula no período de estágio do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. O tema ministrado no estágio foi o período da Segunda Guerra Mundial e aqui busco analisar o livro didático e seus limites, discutindo outras linguagens utilizadas como complemento para as aulas.
Palavras-chave: Ensino de História; Segunda Guerra Mundial; Linguagens e ensino.

THE EDUCATION ABOUT THE SECOND WORLD WAR ON BASCIC EDUCATION: BETWEEN THE TEACHING BOOK AND OTHER LANGUAGES

Abstract: The present work analyzes the experiences carried out in the classroom during the period of internship of the teaching graduation course in History of University Of The State Of Paraná, on campus União da Vitória. The theme of the internship was the period of Second World War and in this report, I try to analyze the textbook and its limits, discussing other languages used as complement to the class.
Keywords: Teaching History; Second World War; Languages and Teaching.

Daniele Gluszczak Skorupa

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias e os resultados obtidos com estudantes do sétimo ano da educação básica sobre gênero, pessoas com deficiências e preconceitos no período da idade média. Buscando fazer uma reflexão sobre o ensino de história e as teorias disponíveis para elaboração de um material didático mais próximo ao ideal, uma história mais humanitária levando em conta a autonomia docente e as diretrizes educacionais do Paraná.  Possibilitando ao final do conteúdo a elaboração de uma narrativa própria do (a) aluno (a) sobre o tema, destacando a sua bagagem cultural, o seu entendimento de mundo e a sua consciência histórica.
Palavras chaves: Metodologias, ensino de história, narrativas históricas.

HISTORICAL NARRATIVES OF STUDENTS OF THE SEVENTH YEAR OF BASIC EDUCATION: GENDER, PEOPLE WITH DISABILITIES AND DISCONTINUATION OF PRECONCEPTIONS

Abstract: This study aims to present the methodologies and results obtained with seventh year students of basic education on gender, people with disabilities and prejudices in the middle ages. Seeking to make a reflection on the teaching of history and the available theories for the elaboration of an ideal didactic material, a more humane history taking into account the teaching autonomy and the educational guidelines of Paraná. Making possible the final content of the elaboration of a student's own narrative on the subject, highlighting his cultural background and his understanding of the world, his historical consciousness.
Keywords: Methodologies, history teaching, historical narratives

Gabriel Irinei Covalchuk

Resumo: Este trabalho é resultado do estágio supervisionado, realizado em União da Vitória-Paraná, na instituição de ensino Colégio Estadual José de Anchieta durante o ano letivo de 2018 no primeiro ano do ensino médio, sob supervisão da professora Siclinde Werle. O tema selecionado para ser trabalhado em sala foi desde o início de Roma até o Feudalismo, abrangendo o Império Bizantino e Carolíngio.  Busco no texto primeiramente mostrar a realidade que o professor e professora da escola pública enfrentam diariamente, como a falta de materiais, tecnologias sucateadas, mudança de datas. Também abordo como a Copa do Mundo interferiu nesse processo em que eu estava aplicando as aulas e como eu utilizei as tecnologias disponíveis pela instituição. No segundo momento procuro demonstrar através da experiência em sala e os resultados obtidos nas avaliações, a importância do ensino da Antiguidade, Antiguidade Tardia e Idade Média no contexto escolar, salientando que embora esteja abordando uma época longínqua, tem total vinculação com a realidade atual e o processo de formação social através dos anos. 
Palavras-chaves: Estágio Supervisionado; Ensino de História; Roma; Feudalismo; Docência.

ENTRE LA EXPECTATIVA Y LA REALIDAD: EXPERIENCIA DE PRÁCTICAS PASANDO POR LOS TIEMPOS HISTÓRICOS (ANTIGUIDAD, ANTIGUIDAD TARDÍA Y EDAD MEDIA)

Resumen: Este trabajo es resultado de la práctica supervisada, realizada en la ciudad União da Vitória-Paraná, en la institución de enseñanza Colegio Estadual José de Anchieta durante el año escolar de 2018 en el primer año de la enseñanza media, bajo la supervisión de la profesora Siclinde Werle. El tema seleccionado para ser trabajado en sala fue desde el inicio de Roma hasta el Feudalismo, abarcando el Imperio Bizantino y Carolingio. En el texto, en primer lugar, mostrar la realidad que el profesor y profesora de la escuela pública enfrenta a diario, como la falta de materiales, las tecnologías de sucesión, el cambio de fechas, también abordo como la Copa del Mundo interfirió en ese proceso en el que estaba aplicando las clases y como he utilizado las tecnologías disponibles por la institución. En el segundo momento procuro demostrar a través de la experiencia en sala y los resultados obtenidos en las evaluaciones, la importancia de la enseñanza de la Antigüedad, Antigüedad Tardía y Edad Media en el contexto escolar que aunque está abordando una época lejana, tiene total vinculación con la realidad actual y el proceso de formación social a través de los años.
Palabras-Claves: Etapa Supervisada; La Educación de Historia; Roma; Feudalismo; Enseñanza.

Hemerson dos Santos Junior

Resumo: O presente trabalho apresenta as experiências e as reflexões adquiridas através da prática do estágio supervisionado, que foi aplicado na turma do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti, localizado no município de União da Vitória - PR. Durante o estágio, defendemos que o ensino de história deve estar a serviço dotempo presente, de modo a relacionar o ensino dos conteúdos históricos com a vida dos estudantes, levando em conta a relevância social dos temas trabalhados. Essa abordagem é significativa quando temos em vista a necessidade de estimular e auxiliar os estudantes no desenvolvimento de uma consciência histórica e de um compromisso com a responsabilidade social. Para fundamentar nosso texto utilizaremos o conceito de Burdening History proposto pelo historiador alemão Bodo Von Borries (2011), que se refere à tese de que a população do presente deve ter responsabilidade com as questões do passado. Os temas trabalhados são: povos indígenas; escravidão; monopólio da terra; e problemas sociais.
Palavras chave: burdening history; ensino de história; responsabilidade social.

TEACHING BURDENING HISTORY: REFLECTIONS ABOUT THE HISTORICAL THOUGHT OF STUDENTS OF THE 2nd YEAR OF MIDDLE SCHOOL IN THE STATE COLLEGE PADRE GIUSEPPE BUGATTI

Abstract: The present work presents the experiences and reflections acquired through the practice of the supervised internship, which was applied in the second year of high school “Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti”, located in União da Vitória - PR. During the internship, we defend that the teaching of history must be in the service of the present time, in order to relate the teaching of historical contents to the students' lives, taking into account the social relevance of the themes studied. This approach is significant when we consider the need to encourage and assist students in developing a historical awareness and commitment to social responsibility. In order to justify our text we use the concept of Burdening History proposed by the German historian Bodo Von Borries (2011), where the author defend that the present population must have responsibility with the questions of the past. The topics covered are: indigenous peoples; slavery; monopoly of the land; and social problems.
Keywords: burdening history; history teaching; social responsability

Larissa Faesser

Resumo: O objetivo deste artigo foi descrever a experiência da docência em sala de aula, realizada no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA. O tema proposto para as aulas do estágio foi “Cultura Viking”. Busquei estruturar as aulas de forma a aproximar a teoria histórica com a vida prática dos alunos e alunas, para que os mesmos pudessem identificar-se como sujeitos históricos e compreender o conteúdo de forma mais significativa. O referencial teórico e metodológico do trabalho está pautado nos seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt e Fernando Seffner. Utilizo-os para refletir sobre a nossa educação e o ensino de história a partir de questões culturais voltadas ao humanismo e multiculturalismo.
Palavras-chave: Humanismo, multiculturalismo, ensino da cultura viking.

HUMANISM AND MULTICULTURALISM: VIKING CULTURE IN THE CLASSROOM

Abstract: The objective of this article was to describe the teaching experience in the classroom, performed at the State Center of Basic Education for Adults and Youth (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - CEEBJA). The proposed theme for the internship classes was "Viking Culture". I sought to structure the classes in such a manner as to bring the historical theory closer to the students' practical lives, thus enabling the students to identify themselves as historical subjects and to understand the content in a more meaningful way. The methodological and theoretical reference of this work is based on the following authors: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt and Fernando Seffner. I use them to reflect upon our education and the teaching of history through cultural questions involving humanism and multiculturalism.
Keywords: Humanism, multiculturalism, teaching of Viking culture.

Luiz Henrique S. Moreira

Resumo: O presente texto tem por objetivo refletir sobre o ensino de história antiga como componente dos conteúdos de história, devido ao fato de que por vezes o mesmo é negligenciado pela visão de que não estabelece relações com a realidade brasileira. Através de uma análise da educação necessária para a sociedade contemporânea, que vive simultaneamente os fenômenos da Quarta Revolução Industrial e do “presentismo”, propõe-se um ensino de história antiga que acompanhe os debates da teoria da história, com a intenção de estimular a criatividade e a alteridade dos alunos. O objeto de análise para tal reflexão é o estágio de docência necessário para a conclusão do curso de História, na Universidade Estadual do Paraná.
Palavras-chave: Ensino de História; História Antiga; Teoria e metodologia.

TEACHING OF HISTORY: FROM ANTIQUE TO OTHERNESS

Abstract: The purpose of this work is think over the teaching of ancient history as a component of history's contents, due to the fact that it tends to be over looked by the vision that it doesn’t make nexus with the brazilian reality. Through an analysis of the conception of education necessary for the contemporary society, that lives the Fourth Industrial Revolution and the “presentisme”, it was proposed a teaching of ancient history that follows the discussions of theory of history, with the intention to stimulate the creativity and the otherness of the students. The speculative object that embases this paper is the docent internship needed to conclusion of the course of History, on the State University of Paraná.
Keywords: Teaching of History; Ancient History; Theory and Methodology.

Thaynara Morganna de Souza de Lima

Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados obtidos em sala de aula durante a experiência dos estágios supervisionados, requisitados no último ano do curso de licenciatura em História da UNESPAR – Campus de União da Vitória, aplicado no Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza. Como metodologia utilizei fontes documentais, sendo que estagiei em turmas diferentes, com alunos de faixa etária diferentes e as temáticas foram diferentes, as fontes me auxiliaram para trabalhar de forma significativa, para que assim possamos atentar aos alunos(as) sobre a importância das fontes, e, durante este processo possibilitar a construção do saber histórico e desenvolvimento da consciência histórica dos(as) alunos(as). Como embasamento teórico e metodológico, me utilizei dos(as) seguintes autores(as): Jörn Rüsen, Isabel Barca, Circe Bittencourt e Paulo Freire, para assim pensar no papel do(a) professor(a) durante a elaboração do plano de aula, e no impacto que o mesmo pode/deve causar nos(as) alunos(as).
Palavras-chave: Ensino de História, Fontes, Consciência Histórica.

THE TEACHING OF HISTORY IN MODERN TIMES - THE VALORIZATION OF THE USE OF DOCUMENTARY SOURCES IN THE CLASSROOM

Abstract:This work aims to demonstrate the results obtained in the classroom during the experience of supervised internships, required in the last year of the undergraduate course in History of UNESPAR - Campus of União da Vitória, applied at Astolpho Macedo Souza State College. As a methodology I used documentary sources, being in different classes, with different age groups and the subjects were different, the sources helped me to work in a significant way, so that we can consider the students about the importance of the sources, and during this process make possible the construction of historical knowledge and development of the students' historical awareness. As a theoretical and methodological basis, I used the following authors: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Circe Bittencourt and Paulo Freire, in order to think about the role of the teacher during the elaboration of the classroom, and the impact that it can / should have on the student (s).
Keywords: Teaching History, Sources, Historical Consciousness.