Novidade: livro "Futuro em Construção"!



Novidade 2016!

FUTURO EM CONSTRUÇÃO

Novo livro LAPHIS - Sobre Ontens!

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto. [Fernando Pessoa]

Nesse breve prefácio, damos a nota do que será essa nossa publicação: um ensaio sobre questões atuais da história, urgentes, que atingem diretamente seus problemas de ensino e formação. Não buscamos fórmulas, nem se trata de uma panaceia, mas uma conscientização lúcida sobre nossas angústias – e também, sobre nossos possíveis caminhos.

Das experiências do LAPHIS – Laboratório de Aprendizagem Histórica, presente na cidade de União da Vitória, PR, extraímos as reflexões que elaboraram esse pequeno volume. Por isso, temas tão diversos, mas tão atuais: no ensaio de André Bueno, a preocupante volta dos discos voadores para as salas de aula brasileiras; já Dulceli Tonet relata sua enriquecedora experiência educacional na cidade; Rodrigo Scama nos traz um pouco das inovadoras teorias sobre história e história em quadrinhos; Celso Kraemer, Carla Silva e Cristiane Lopes nos revelam o sensível e complexo panorama da educação e do ensino de gênero; e Everton Crema aborda o necessário balanço das teorias usadas na construção das diretrizes de ensino de história no PR.

Diversos, porém unidos, os ensaios trazem a questão crucial: o que faremos adiante?

Uma boa leitura!