Publicar

Aqui, você encontrará as orientações para o envio de seu texto. Leia atentamente as determinações sobre formato e conteúdo.

A Revista Sobre Ontens é uma publicação eletrônica que publica textos científicos da grande área de História, com enfoque em Ensino de História. As publicações precisam ser originais e inéditas, os quais podem ser escritos em português, espanhol, italiano, francês e inglês. As publicações podem ocorrer no formato de artigos livres, resenhas, entrevistas e dossiês temáticos.

1) Artigos – os artigos podem ser o resultado de uma pesquisa acadêmica ou mesmo a exposição de uma experiência didático-pedagógica, embora as análises teórico-metodológicas e as revisões historiográficas também sejam muito bem vindas em nossa revista. A estruturação do artigo é o modelo formal de escrita acadêmica, contando com introdução, desenvolvimento/discussão e conclusão. Todos os artigos submetidos serão avaliados pelo critério duplo-cego, podendo ter no máximo dois autores.

2) Resenhas – estas devem se constituir em uma análise crítica de um livro publicado, sendo o título da obra o título da resenha. Abaixo do título o autor deve inserir a referência bibliográfica do livro resenhado. Entretanto, os livros nacionais resenhados devem ter até três anos de publicação e os livros estrangeiros até cinco anos de publicados.

3) Entrevistas – a entrevista deve ser realizada com algum pesquisador importante e renomado da área ou de uma subárea de interesse da Revista Sobre Ontens. Dito isso, a primeira parte da entrevista deve trazer uma breve biografia do entrevistado. A avaliação da entrevista seguirá os mesmos parâmetros dos artigos, isto é, o critério duplo-cego. Solicitamos que os interessados em publicar resenhas entrem em contato com os editores previamente, considerando que serão publicadas no máximo três resenhas por volume.

4) Dossiês temáticos – os dossiês temáticos podem ser organizados pelos editores da Revista ou por pesquisadores de outras instituições. Cada dossiê deve ter no mínimo cinco (5) e no máximo quinze (15) artigos, os quais devem estar atrelados à temática proposta pelo dossiê. Cabe aos proponentes [no mínimo, um@ Doutor@] do dossiê organizarem e conferirem os materiais recebidos, em conformidade às Diretrizes para Autores. Os editores se reservam o direito vetarem total ou parcialmente o dossiê, caso às normas de publicação da Revista não sejam obedecidas. Frisamos a importância da diversidade regional esperada do dossiê e, se possível, com publicações internacionais. Todos os textos serão avaliados pelo critério duplo-cego. Dossiês podem ser propostos em fluxo contínuo, sendo programados para um dos quatro trimestres do ano.

5) Um autor poderá submeter somente um texto por volume e por modalidade, devendo respeitar o interstício de um ano para efetuar nova submissão, exceto na categoria de coautor.


A REVISTA SOBRE ONTENS RECEBE ARTIGOS EM FLUXO CONTÍNUO. ENVIE SEU TEXTO EM QUALQUER DATA. SE ELE FOR APROVADO, SERÁ PUBLICADO NO TRIMESTRE ATUAL.

Formato do texto [a]
Veja no final da página o modelo de texto [você poderá clicar para ampliar/baixar as imagens]

O texto deve ser enviado com as seguintes características:
  1. Formato docx [não aceitaremos outros formatos]
  2. Tamanho: Máximo de 5000 palavras [sem contar título ou referências bibliográficas]
  3. Layout: Margens 3 x 3 x 3 x 3 cm.
  4. Título: Em caps lock [maiúscula], centralizada, fonte CALIBRI 16pt.
  5. Nome: centralizado, fonte CALIBRI 16pt, logo abaixo do título. Indique o nome completo.
  6. Texto com mais de um autor: além do texto enviado pelo autor, os outros autores devem enviar autorização, por e-mail, indicando que aceitam a proposição do artigo. O prazo para essa confirmação é de 3 dias. Passado esse prazo, o artigo não será confirmado e não seguirá para análise. A partir de 2019, o número de autor@s de cada texto - incluindo orientador - passa a ser no máximo três.
  7. Obrigatório Título, Resumo [até 200 palavras] e 3 palavras chaves em PORTUGUÊS e LÍNGUA ESTRANGEIRA [Espanhol ou Inglês ou Francês, preferencialmente] 
  8. Texto: Alinhamento sem tabulação; espaçamento simples; fonte CALIBRI 14pt; parágrafos separados por um espaço simples
  9. Citações: com até três linhas, no corpo do texto, utilizando "aspas". Com mais de três linhas, deve ser apresentada em novo parágrafo, fonte CALIBRI 14pt, deve ser indicada pelo uso de "aspas"
  10. Referências: SÓ DEVEM ser indicadas as referências usadas no texto. Não devem ser apresentadas bibliografias adicionais.
  11. No início da seção Referências, devem ser indicadas as referências do autor, tais como: titulação, agradecimentos, programas de fomento a pesquisa, orientação, etc.
  12. Formato das Referências segue o padrão ABNT, conforme as imagens a seguir.
  13. Somente indique as referências bibliográficas que utilizou no texto. NÃO adicione referências que não apareçam no texto.
  14. Nota: NÃO USE NOTA DE RODAPÉ [NÃO USAR FOOTNOTE] OU NOTA DE FIM DE TEXTO. Não use tabelas, nem edições, fonte ou configurações alternativas. Textos com esses recursos serão devolvidos.
Envio do texto [b]

Estando pronto o escrito, os últimos passos são:

O texto deve ser enviado com o nome do autor.

Exemplo: GilbertoAdler.docx
sobreontens@gmail.com

Você receberá confirmação automática. Em caso de dúvidas ou problemas com o texto, entraremos em contato.

Aguardamos vocês!

Avaliação [c]
Os artigos recebidos serão avaliados no prazo de [no máximo, até] 60 dias. Após essa data, a não publicação implica que ele não foi aprovado.
A partir de Junho/2018, os artigos passam a informar data de recebimento e aceite.

  • Textos com recomendações serão enviados para os autores, caso seja necessária alguma modificação.
  • Avaliação dos artigos é realizada por pesquisadores convidados, e passam pelo processo de avaliação duplo par cego.
  • Nesse processo, os textos enviados são avaliados por dois analistas, de preferências externos, cujos pareceres são remetidos de acordo com os critérios definidos.
  • Em caso de dúvida ou discordância, terceiro parecerista pode ser convocado para decisão final.
Observações finais:
Caso a proposta seja aceita para publicação, o autor automaticamente concorda com todas as condições determinadas pela revista.
O Periódico Sobre Ontens se reserva o direito de publicar os artigos mediante parecer, e não é obrigada a publicar qualquer material que lhe seja enviado
Pode, em qualquer tempo, e sem aviso prévio, retirar de linha artigos nos quais sejam constatado:
- plágio/ que ofendam pessoas, grupos e comportem qualquer tipo de preconceito/ que não sejam de interesse da direção do periódico


Veja abaixo o modelo de texto
[você pode clicar para ampliar/baixar a imagem]