Sobre Ontens - 2015


REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA
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CONFIRA OS TEXTOS 2015:
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Zuleide Maria Matulle

RESUMO: Este trabalho aborda os registros visuais da repressão no período do Estado Novo no centro sul paranaense. Empregamos como fonte documentos das pastas da Delegacia de Polícia de União da Vitória e Irati, do fundo DOPS, localizados no Arquivo Público do Paraná. Utilizamos também a pasta denominada “Nazismo, informes e fotografias”, contendo dezenas de fotografias e documentos que trazem ricas informações para o entendimento de um período da História ainda pouco estudado no centro sul paranaense. Com esse material e a ajuda de Dietrich (2007), Xavier (1993) e Perazzo (1999), entre outros, buscamos entender: qual o papel desses registros visuais nos documentos da DOPS? Qual a importância dessas peças para a pesquisa no centro sul paranaense? Que tipo de informação elas fornecem ao pesquisador? Analisando algumas dessas peças no contexto da ordem policial, chegamos a algumas conclusões preliminares: a) que as fotografias completavam a narrativa da polícia, davam-lhe uma evidência visual da prática subversiva; b) as fotografias produzidas pela polícia contribuíram para construir a imagem do criminoso; c) elas fornecem ao pesquisador a identidade do sujeito, trazem as marcas da prisão e do nazismo em seus rostos; d) as fotografias confiscadas dos indivíduos investigados e presos, a maioria delas mostrando grupos militantes e personalidades do nazismo, serviam como prova irrefutável da atividade nazista na região.
PALAVRAS-CHAVE: Repressão. Fotografias. Nazismo.

O "INSIDIOSO DOUTOR FUMANCHU" E A CONSTRUÇÃO DO ORIENTALISMO NA LITERATURA E NO CINEMA

André Bueno

RESUMO: Nesse breve artigo, iremos analisar a figura literária do Doutor Fu Manchu, do escritor Sax Romher, e sua contribuição para a construção do estereótipo orientalista na literatura e no cinema.
PALAVRAS CHAVE: Orientalismo; Literatura; Cinema; História
Lúcio Ambrosio Hupalo

RESUMO: Ao longo da História do Brasil podemos destacar dois paradigmas no que se refere às políticas indigenistas: paradigma exterminacionista e paradigma integracionista. O primeiro vigorou desde o século XVI até o início do Império. O segundo se desenvolveu a partir da terceira década do século XIX vigorando até a Constituição de 1988. O presente texto tem como objetivo discutir as características dessas políticas indigenistas e também destacar a resistência dos povos indígenas na luta pela sobrevivência de suas culturas.
PALAVRAS-CHAVE: indígenas; políticas indigenistas; resistência.
Paulo Ricardo dos Santos 
Rodrigo dos Santos

RESUMO: O presente artigo aborda aspectos políticos em torno do processo de construção da estrada de ferro na região de Guarapuava-PR entre 1937 e 1945, apontando as políticas do Presidente Getúlio Vargas e suas influências nesta região. Com isso, foram abordados aspectos políticos, no respectivo recorte espacial e temporal, utilizando como fonte o periódico guarapuavano Folha do Oeste. Além disso, demonstra-se o interesse político partidário na estrada de ferro pelo fato de acreditarem que a cidade naquele momento se encontrava em estado de isolamento ante a falta da estrada, um empreendimento deste porte interligaria o município às regiões do Estado, rumando para o discurso de progresso. A construção da ferrovia intensificaria tanto o aspecto econômico, quanto social, trazendo facilidades num maior contato com outras regiões, além de impulsionar o comércio. Assim, esse trabalho se constituiu em um estudo das relações políticas sobre a construção da estrada de ferro no período entre a fase de projeto e construção. Como resultado verificou-se que os entraves políticos motivaram a demora da construção da referida estrada.
PALAVRAS-CHAVE: Estrada de ferro, modernidade, política, Guarapuava.
Rodrigo Conçole Lage

RESUMO: Este artigo aborda a História do Livro, apresentando sua origem e objeto de estudo, a partir da formulação de Robert Darnton. Analisa o editor, teorizando a respeito, e como pode ser estudado para um melhor entendimento de sua atuação na produção dos livros e da história dos livros.

PALAVRAS-CHAVE: História do Livro, Editor, Teoria da História.
Aldair José Batista de Souza 

RESUMO: A ordem pública que se consolidou em Bragança do Pará no início do século XX, constituiu-se pela aplicação de políticas de controle, vigilância e contenção a segmentos sociais populares no espaço urbano da cidade. Para as elites e autoridades bragantinas, ações populares que não estavam condizentes com os comportamentos e valores culturais que deveriam prevalecer em uma sociedade moderna, eram vistas como ilícitas e condenáveis. Nos processos estudados, os indivíduos em seus testemunhos fornecem informações de suas vidas, suas ações e de como e onde viviam cotidianamente. O presente texto abordar as estratégias de sobrevivência e o cotidiano popular envoltos em imposições regulamentares e de convivência.

PALAVRAS-CHAVE: Cidade. Controle. Cotidiano.
Daniel Rodrigues de Lima

RESUMO: O presente texto tem como objetivo geral mostrar como as ideias de Keynes foram fundamentais para a superação da crise que culminou com a Crack da bolsa de Nova Iorque, causando graves consequências ao mundo ao longo da década de 1930. Entende-se que se devem compreender as influências e as consequências das ideias de Keynes no período da “Grande Depressão”. A metodologia que se executa é a analise em forma de revisão de bibliografia com obras e autores que contribuem sobre o tema. Por fim, Keynes com uma nova teoria econômica desprendida da ortodoxia, orienta que não se podia mais confiar na ação reguladora dos mecanismos automáticos do capitalismo, onde a intervenção estatal traduziu-se num conjunto de disposições fiscais e alfandegárias, manipulações monetárias, medidas de racionalização e integração empresariais e leis de trabalho, que alteraram os fundamentos das economias nacionais.

PALAVRAS- CHAVE: Keynes, Grande Depressão, Ideias e Contribuições

Rafael da Silva Assis

RESUMO: O presente estudo vem discutir história, memória e ensino, trazendo os índios do Território Serra da Capivara como foco de pesquisa. Como início de discussão versaremos sobre como foi construída dentro da historiografia piauiense uma “história de extermínio” das populações indígenas no território piauiense e como se deu a construção de uma memória dos mortos, tendo o século XIX como marco do fim dos indígenas no estado do Piauí. Em um segundo momento, trabalharemos com conflitos e resistências trazendo para a discussão os índios Pimenteiras, que segundo a historiografia foi o ultimo grupo indígena em terras piauienses. Nessa perspectiva trabalhamos com Michael Pollack sobre Memória, esquecimento, silêncio, analisando como a memória subterrânea se contrapõe a uma história oficial. Já o terceiro ponto, pautado no ensino de historia do Piauí, é discutido como está sendo trabalhado em sala de aula a história e cultura indígena na formação étnica da população da região do Território Serra da Capivara.
PALAVRAS-CHAVE: Índios. Território Serra da Capivara. Memória.

Dhiogo Rezende Gomes

RESUMO: A integração dos povos indígenas no Brasil à “civilização”, por muito tempo foi um projeto determinado. A colonização em suas bases e pressupostos econômicos de exploração, não poderiam se desenvolver sem o uso dos nativos e sem o sustentáculo estrutural das forças militares portuguesa. O exército fez-se de instrumento civilizador, quando não aniquilador, dos ameríndios ao passo que estes povos, assimilados, eram a garantia da defesa territorial e soberania geopolítica colonial que sistematicamente, usou além de mão de obra, os autóctones como braços armados. A relação entre povos nativos e instituições militares ocidentais é uma constante, sendo este contato, de interesse estratégico na pauta dos militares, desde o período colonial. Os povos da floresta, na ótica militar, podiam ser bons soldados a serviço da Coroa Portuguesa e do Império brasileiro. Nativos considerados de utilidade econômica como mão de obra e militar pelos seus conhecimentos da fauna e flora, servindo de intérpretes e líderes entre as diversas nações aborígenes, reforços valiosos e necessários contra ameaças estrangeiras e no combate a etnias hostis ou aliadas aos invasores. Uma relação construída a partir do século XVI, desde os primeiros contatos, nem sempre harmoniosos, muito menos vantajosos para os povos indígenas, que sofreram muito com o processo civilizador, cuja dominação interferiu diretamente nas relações interétnicas, políticas, sociais e culturais entre os diversos povos nativos durante a História do Brasil. Este artigo trata dessa relação, dessa face militarista do contato interétnico em suas relativizações quanto ao uso de indígenas como soldados e a capacidade de agencia dos mesmos, diante deste processo de assimilação. 
PALAVRAS CHAVE: História do Brasil. Índios no Brasil. Relações Interétnicas. Militarismo. Antropologia. 

Giovanni Latfalla

RESUMO: Este artigo aborda um aspecto das relações internacionais do Brasil com os Estados Unidos,durante a II Guerra Mundial, pouco estudado:  o convite recusado pelo Brasil para fazer parte junto dos EUA, como tropa de ocupação na Áustria, no pós-guerra. Teria o Brasil perdido uma oportunidade de aumentar o seu prestígio junto à comunidade internacional, particularmente, junto a superpotência americana?
PALAVRAS CHAVE: II Guerra Mundial – Comunidade internacional – tropa de ocupação


Aristides Leo Pardo 

RESUMO: Através destas páginas vamos nos ater na formação do Bairro São Pedro e de sua importância para a história de Porto União (SC), pois é bem comum na escrita da história local a partir do centro da cidade com pouca ênfase em seu território interiorano ou em seus bairros e assim, surgiu a ideia de ter o Arrabalde dos Tocos, antigo caminho tropeiro, como ponto de partida para recontar a história da cidade pelo viés de um de seus principais e mais tradicional bairro, ângulo quando não inédito, ao menos pouco difundido, quando se fala em memória, pois o referido bairro guarda histórias da formação da identidade local, sem contar com a principal festa do lugar, que se tornou patrimônio imaterial da cidade.

PALAVRAS-CHAVE: Bairro São Pedro. Porto União (SC). História Local.  Memória. Patrimônio Imaterial.

Lúcio Ambrosio Hupalo

RESUMO: o presente texto tem como objetivo analisar a resistência dos índios Xokleng à invasão de suas terras durante o processo de formação das cidades de União da Vitória e Porto União, tendo como base o livro Apontamentos Histórico de União da Vitória: 1768-1933, de Cleto da Silva. Essa obra pioneira de nossa historiografia traz elementos interessantes para pensarmos sobre a presença indígena em nossa região, fato que ainda hoje consta como invisibilidade na maioria dos estudos de história local.

PALAVRAS-CHAVE: Xokleng; resistência; Cleto da Silva.


Leandro Alexandre da Silva 

RESUMO: Este artigo tem objetivo de iniciar um debate sobre as raízes históricas do que hoje se conhece por consumo em massa, ou consumismo. Assim, busca-se no processo conhecido como Revolução Industrial, nas políticas públicas intervencionistas de incentivo ao consumo e especialmente no modelo fordista de produção, elucidar alguns aspectos fundantes desse modelo de sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Consumismo, Revolução Industrial, Fordismo.


Alam Cristian Arezi

RESUMO: Por meio de breve análise do livro escrito por Giovanni Boccaccio (O Decameron) este texto visa compreender aspectos históricos intrínsecos à criação literal no limiar final do período medieval. Ou seja: a busca por um cenário de possibilidades socioculturais. Também se entende como objetivo a percepção no acerar crítico sobre um período assolado pelo medo de viver em meio da ‘peste negra’.
PALAVRAS-CHAVE: Decameron; Literatura e História; Peste Negra.


Zuleide Maria Matulle 

RESUMO: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a Capela de São Pedro e São Paulo, conhecida como Igreja do Barreiros, localizada em União da Vitória, no sul do Paraná, construída por imigrantes ucranianos entre os anos de 1905 e 1910. A Igreja é patrimônio cultural do município desde 2003, e se encontra em processo de restauração. Nosso objetivo é verificar: qual a importância desse patrimônio para a população de União da Vitória? Que trajetórias e experiências estão gravadas em suas paredes? O que significava para os imigrantes? Entrevistas com antigos moradores, descendentes dos imigrantes, nos fizeram perceber que a Igreja era um espaço social da comunidade. Muitas questões eram discutidas, o espaço era utilizado para reuniões e festividades. Ela é muito mais que “pedra e cal” – tem em si muitos significados e experiências de vida. 

Palavras-chave: Patrimônio; Igreja do Barreiros; imigrantes. 


Alexandre Wellington dos Santos Silva
Davi Galhardo Oliveira Filho

RESUMO: O presente artigo propõe expor as sociabilidades presentes no Cinéma du peuple (Cinema do povo, em português), cooperativa iniciada em Paris no ano de 1913, constituída por trabalhadores. Tem como método a análise bibliográfica baseada em livros, panfletos e jornais, trazendo como teoria norteadora a História Social. No trabalho discutem-se as primeiras impressões e conflitos dos militantes anarquistas com o cinema, posteriormente, suas aproximações por meio da produção de obras cinematográficas e as interações sociais que se desdobravam através destas ações, e por fim, realiza um balanço dos acontecimentos após a dissolução do Cinéma du peuple, assim como sua relevância para a atualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Anarquismo; Cinema; História Social.


Luiz Gustavo de Oliveira 

RESUMO: Esta comunicação tem por objetivo analisar as relações entre catolicismo e Integralismo no município de Teixeira Soares entre os anos de 1935 e 1938, período de atuação do movimento no município. O texto apresentado se divide em duas partes: na primeira abordamos sucintamente a renovação dos estudos da História Política. Na segunda analisamos as relações entre os domínios da religião e da política no município paranaense de Teixeira Soares.
PALAVRAS-CHAVE: Integralismo; Catolicismo; Política; Paraná; Repressão.

Jorge Luiz Zaluski

RESUMO: Percebido algumas necessidades de realizar um debate em relação a utilização de mídias na educação, este texto propõe apresentar uma reflexão em torno das mídias como instrumento pedagógico para a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno/a. Desenvolvido em três partes, na primeira utilizou-se um debate bibliográfico sobre a importância de um ensino pautado na e pelas mídias. Na segunda, com o interesse em debater sobre o ensino de história, destacou-se a mídia como fonte e instrumento educacional. Por fim, foram apresentadas algumas reflexões sobre o ensino de história com música, dando destaque a diferentes momentos históricos que permitem serem compreendidos também com composições musicais.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Fontes, História, Mídias.


Eduard Henry Lui

RESUMO: O Egito Antigo fascina as pessoas, especialmente por sua religiosidade diferenciada e pela manifestação artística presente e duradoura. Este artigo tem por finalidade apresentar breve panorama de obras didáticas destinadas ao Ensino Médio, disponibilizadas pelo Governo do Estado do Paraná aos professores da Rede Pública de Ensino para seleção dos livros a serem utilizados pelas escolas estaduais. Observa-se: amplo panorama do ensino de História no Brasil; perspectiva do livro didático e sua utilização pela escola brasileira; presença do assunto relacionado ao Egito Antigo; análise das coleções selecionadas. Objetiva-se explanar a maneira que os autores abordaram o conteúdo Antiguidade, em especial o caso egípcio e seus temas relacionados à religiosidade – deuses, mumificação, crenças, obras funerárias etc. Verifica-se, ainda, as indicações cinematográficas e respectivas formas de abordagem a respeito da temática do Egito na Antiguidade. São analisadas oito coleções editadas em 2013 e disponibilizadas para uso em 2014.
Palavras-chave: Egito Antigo; livros didáticos; religiosidade egípcia.

Megi Monique Maria Dias 

RESUMO: Considerando os contextos e princípios das atividades direcionadas ao mundo rural na década de 1950, realizamos uma pesquisa bibliográfica que busca refletir sobre a importância das iniciativas realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através das atividades do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP): centros de produção e formulação das políticas educacionais sobre a realidade escolar brasileira, apresentados como espaços estratégicos do desenvolvimento brasileiro num momento em que a educação no país assumia pelo caminho da ciência o exercício da política. O projeto de modificação das estruturas fundamentais da nação revelou em seu processo histórico que a educação proposta pelo Estado Brasileiro para o mundo rural na metade do século passado esteve pautada nos interesses econômicos da política de desenvolvimento.  Compreender como as políticas para a educação rural entre a década de 40 e 50 do século passado foram definidas implicou na elaboração de uma pesquisa bibliográfica na tentativa de perceber sob quais contextos e princípios a realidade educacional rural brasileira foi edificada.
PALAVRAS-CHAVES: políticas educacionais; ISEB; INEP

Alam Cristian Arezi

RESUMO: Este breve artigo pretende reconstruir historicamente como se deram as decisões definitivas na proclamação da república brasileira. De modo a se analisar pequenas particularidades sobre Dom Pedro II e suas repercussões sociais, esmera-se a compreensão de uma ‘filosofia política’ praticada desde o período monárquico.
PALAVRAS-CHAVE: Dom Pedro II; Filosofia Política; Proclamação da República.

Rodrigo Conçole Lage

RESUMO: O objetivo desse artigo é analisar como as leis brasileiras foram utilizadas como um instrumento para dificultar, no Brasil Império, a aquisição de terras pelos mais pobres. Com esse objetivo examinamos como a primeira lei brasileira referente à aquisição de terras, Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, mais conhecida como a Lei de Terras, foi criada com esse objetivo. Apresentamos, em anexo, uma transcrição da referida lei.
PALAVRAS-CHAVE: Lei de Terras. História do Direito. Política Agrícola. Brasil Império.


Resumo: O presente texto tem como objetivo dar subsídios para a aplicaçãoda Lei 11645/2008 no que se refere à questão indígena na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de General Carneiro (PR). Buscamos, num primeiro momento apresentar a realidade atual dos povos indígenas no Brasil, a maneira como se encontravam no século XVI e as consequências para os índios da conquista do território brasileiro pelos europeus, bem como as contribuições dos povos indígenas para a construção da sociedade brasileira. No segundo momento do texto tratamos da presença indígena no território onde hoje é o município de General Carneiro e também apresentamos alternativas para o trabalho da temática com as crianças em sala de aula.
Palavras-chave: General Carneiro; Kaingang; Xokleng.

Alexandre Wellington dos Santos Silva 
Amanda Maria dos Santos Silva 

RESUMO: O presente artigo é um desdobramento das pesquisas realizadas para o Trabalho de Conclusão de Curso do autor, e tem como objetivo caracterizar o espaço urbano vivenciado pelos“marginais”parnaibanos e mapear as sociabilidades destes no recorte temporal do início do século XX. Para isto, serão utilizadas as teorias da História Social (SHARPE, 1996; HOBSBAWM, 1983; THOMPSON, 2001; CASTRO, 1997; OGUÍN, 2007) e do Materialismo Sociológico (BAKUNIN, 2014; FERREIRA, 2007) aliadas à pesquisa bibliográfica atravésde memórias, periódicos, almanaques, etc. Divide-se da seguinte forma:“Introdução”, tendo como finalidade explanar de forma mais abrangente a pesquisa; “O revés da opulência”, realizando debate teórico e apontando as contradições inerentes de uma sociedade estratificada em classes;“Conclusão” fazendo um apanhado geral do trabalho e apontando para importância e necessidade de se trabalhar a República Velha em Parnaíba sob outras perspectivas.
PALAVRAS-CHAVE: História Social; Materialismo Sociológico; Parnaíba.

Davi Galhardo Oliveira Filho  
Alexandre Wellington dos Santos Silva  

RESUMO: Detentor de uma obra vastíssima que ainda carece de tradução em sua totalidade (ou o que sobrou desta) para a língua portuguesa em pleno Séc. XXI, Aristóteles é considerado juntamente com Platão um dos maiores expoentes da Grécia Antiga. É tido também, em meio a diversos assuntos, como precursor da Historiografia Filosófica, assim como do que hoje se concebe como Crítica Literária. Sobre a primeira questão encontramos subsídios em sua Metafísica, e sobre a última em sua Poética. Em verdade, em Peri Poietikés encontramos XXVI[I] capítulos, que embora se propusessem a analisar a totalidade da Poiesis, se caracterizam de fato como uma Teoria da Tragédia, mesmo que incompleta. O último capítulo de tal obra converge análises acerca da Epopeia e da Tragédia, e afirma que a última supera a primeira. Pretende-se nesta curta análise, salientar na perspectiva do Estagirita, em que sentido tais afirmações se fazem válidas. 
Palavras-chave: 1. Estética 2. Crítica Literária 3. Poética 

Carlos Jordan Lapa Alves

RESUMO: As travestis representam um grupo da sociedade que por anos foram estigmatizadas e silenciadas. No entanto, o periódico Lampião de Esquina representante de uma imprensa alternativa vinculado a temáticas homossexuais utilizou das suas páginas para evidenciar a situação de inferioridade que a travestis estavam direcionadas. Tatiana, Flavia e Veronica  representam um grupo que tem seus direitos cerceados, expectativa de vida limitada e ascensão social extremamente dificultada. Portanto, a reportagem de Darcy Penteado revela o que determinados grupos da sociedade tentam esconder seja por preconceito, sexismo ou por um discurso de odeio.
Palavras-chave: Travestis; Policia; Lampião de Esquina.

Alisson Slider do Nascimento de Paula

Resumo: O referido trabalho expõe os principais condicionantes da opção política dos governos em garantir o pagamento da dívida pública brasileira, e a sistemática mercantilização da educação superior brasileira doravante políticas de isenções fiscais, assim indo na contramão do ensino superior público. O texto recupera os conceitos de capitalismo dependente elaborado por Florestan Fernandes. A partir da análise das metamorfoses doravante as condicionalidades neoliberais, a educação sofre uma transformação, tornando-se num amplo “negócio” a ser comercializado no interior da lógica do mercado capitalista e os estudantes se tornam em clientes-consumidores, pleiteados por estabelecimentos privados de educação superior que reproduzem relações intrínsecas ao metabolismo social do capital.
Palavras-chave: Mercantilização da Educação Superior; Capitalismo dependente; Contrarreforma do Estado.

Vanessa Cristina Chucailo  

RESUMO: Este artigo buscou analisar o “Decalogo da Educação Sexual”, um texto produzido pelo Serviço Especial do Círculo Brasileiro de Educação Sexual e publicado pelo jornal O Comércio, de Porto União, Santa Catarina, na década de 1930.  Tais “mandamentos” foram articulados com outros textos publicados no jornal, sobre educação sexual, com o intuito de observar como esses discursos serviam enquanto política normativa e disciplinar em relação ao corpo e a sexualidade.
Palavras-chave: Discurso; Educação Sexual; Sexualidade.

Rodrigo Conçole Lage 

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a História do Livro e, por meio da teorização desse domínio, a partir dos estudos de Robert Darnton, repensar o conceito de autoria. Pretendemos mostrar que a autoria não pode ser vista como o único elemento a ser considerado no processo de produção de um livro. Com este fim, apontamos alguns limites no modelo de análise tomado como referência para nossos estudos.
Palavras-chave: História do Livro, Autor, Teoria da História, Robert Darnton.

Vinicius Rajão da Fonseca 

Resumo: O presente artigo propõe uma análise sobre alguns aspectos do livro “Oeste: ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nelson Werneck Sodré, publicado originalmente em 1941. Nosso objetivo é compreender a visão e a explicação do autor em relação a temas, como a grande propriedade, o abastecimento agrícola e a importância das vias de comunicação, observados pelo autor durante sua presença em Mato Grosso. Sodré se mostrou um crítico feroz do latifúndio, destacando-o como um dos responsáveis pela baixa produção agrícola do estado e como um empecilho ao seu desenvolvimento. Num futuro estudo, queremos comparar se suas observações eram compatíveis ou discordantes com o pensamento dos políticos mato-grossenses, utilizando para isso, os relatórios de presidentes do estado durante a primeira república no Brasil (1889-1930).
Palavras-chave: Nelson Werneck Sodré; Mato Grosso; latifúndio.

Artur Rômulo Batista Henrique 

Resumo: Este Trabalho se propõe a traçar um breve estudo sobre a ascensão social de José Maurício Nunes Garcia, durante os anos de 1791 a 1800. Analisando aspectos importantes de seu processo de genere e alguns fatores que corroboraram para a sua ascensão social, a abordagem busca compreender algumas razões que elevaram o músico pardo à mestre de Capela da Catedral do Rio de Janeiro.
Palavra Chave: Padre José Maurício Nunes Garcia. Ascensão social. Brasil Colonial.

Sérgio Antonio de Paula Almeida

Resumo: Atualmente, encontramos na sociedade as mais variadas formas de expressão cultural. A disputa entre a memória oficial criada a partir do inicio da colonização é campo privilegiado para novas abordagens historiográficas quando confrontada com a memória localizada a partir dos costumes e modus vivendi dos grupos considerados marginalizados pela sociedade. Apresentamos parte deste conflito gerador de novos olhares e promotor de inserção dos grupos anteriormente silenciados.
Palavras chave: Memória, Tradição, Ancestralidade. 

Artur Rômulo Batista Henrique

Resumo: Este Trabalho se propõe a traçar uma breve análise do livro D. João VI no Rio de Janeiro de Oliveira Lima. Para uma melhor compreensão buscaremos esclarecimentos para assimilar a historiografia do final do século XIX e início do Século XX, objetivando um comparativo de estudos historiográficos.
Palavra Chave: Oliveira Lima, D. João VI, Nacionalismo e Cientificismo.
Wilza Carla  Henning 

Resumo: O presente estudo aborda aspectos da formação da Vila de Valões, para melhor compreender essa formação, estudamos o tropeirismo, a navegação vapor pelo rio Iguaçu e a Guerra do Contestado. Como objetivos desse estudo, buscamos entender como esses fatores contribuíram para a formação da Vila de Valões e a partir da análise da festa religiosa intitulada Festa o Divino entender como a tradição religiosa e cultural permanece e foi ao longo do tempo sendo resignificada. Assim, podemos compreender como são estabelecidas e identificadas as manifestações históricas e culturais visíveis no modo de vida das pessoas. Com base nessa perspectiva, o desenvolvimento deste estudo situa-se no âmbito da pesquisa teórico-bibliográfica e na análise feita em documentação escrita e fontes orais. Consequentemente a análise das atividades culturais e religiosas promovem a descoberta de elementos essenciais que favorecem a construção de conhecimento acerca da nossa própria identidade. 
Palavras-Chaves: História, Religiosidade, Cultura.

Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes 

Resumo: O presente artigo é parte integrante da pesquisa de Mestrado “Nilópolis: questionamento e análise sobre a discriminação racial escolar, após a implantação da lei 10.639/2003”. Nossa fundamentação empírica pautará na narrativa de um ex- professor de História de um colégio estadual localizado na Baixada Fluminense, no município de Nilópolis. Por intermédio do uso da narrativa do docente, pretende-se buscar um maior entendimento sobre a postura da escola sobre a lei 10.639/2003 e a influência dessa lei nas ações pedagógicas, além de compreender o posicionamento teórico e prático do docente perante as situações desafiadoras do cotidiano escolar.
Palavras Chave: Narrativa; relações étnico-raciais; educação.

Carla Regina Nunes da Rocha 

Resumo: Este artigo trata da importância da preservação da memória e dos lugares de memória. Abordaremos o museu como espaço privilegiado para que a comunidade conheça e consiga disseminar sua história e cultura. E enaltecendo os feitos daqueles que ali habitaram em outros tempos e que deixaram seu legado às novas gerações. Também discutiremos sobre a necessidade e a possibilidade de implantação de um museu ou casa de memória no município de Bituruna, o qual está localizado ao sul do estado do Paraná. É um local agradável, rico em história e cultura, porém com pouca exploração desses elementos pela sociedade local. Apresentaremos uma casa, a qual está em uma fazenda, onde a família mora e trabalha. Esta família tem tido a preocupação com a valorização dos aspectos históricos e culturais da nossa cidade, mantendo em sua posse uma série de objetos os quais são importantes para preservar nossa própria história.
Palavras-chave: Casa de memória. Educação Patrimonial. Memória. História Local. 

Daniel Rodrigues de Lima  

RESUMO: Os livros didáticos de História por muito tempo relegaram as mulheres a condição de apêndice do masculino, ou simplesmente não as consideraram como sujeitas ativas da história. Diante deste fato propomos a análise da representação e do discurso sobre o feminino presente no livro didático da 9ª série do ensino fundamental utilizado na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós. O nosso objetivo geral é analisar a representação e o discurso sobre o feminino. Em nossa metodologia analisamos o livro didático de Alfredo Boulos Júnior “História: Sociedade e Cidadania” e produzimos questionário para os alunos responderem como forma de coleta de informações acerca da qualidade do livro didático, o professor como agente mediador de discussões sobre à inserção do feminino na história, a representação do feminino através de imagens e entre outras. Por fim, acreditamos que inserir grupos menos privilegiados na História é uma forma de diminuir os preconceitos e desigualdades existentes em nossa sociedade.
Palavras-chave: História das Mulheres e relações de Gênero. Representação. Discurso. Livro Didático.

Guilherme Augusto Batista Carvalho 

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo, desenvolver o debate a cerca da relação entre história, dialética e o Estado, além dos elementos presentes nessa relação. Para além de um debate inter-paradimático, extraímos no pensamento hegeliano as condições objetivas para o desenvolvimento dos conceitos “Estado”, “história” e “dialética”, buscando nos apoiar tanto nas definições como nos significados das mesmas. Para a realização dessa exposição, nos alicerçamos em referências primárias de Hegel, mas também em referências analíticas secundárias, de autores que interpretam o olhar de hegeliano para os conceitos. Dentro do conteúdo desenvolvido nesse artigo, levantamos uma questão estrutural: qual a relação entre Estado, história e dialética para Hegel? Concluímos que os três conceitos dialogam entre si, tendo o Estado, como elemento de mediações e contradições, na modernidade, uma função essencial de continuidade da história e a dialética é o instrumento para tal.
Palavras-chave: Hegel; Estado; história; dialética

Alexandro Almeida Lima Araujo 

Resumo: A religiosidade torna-se um importante caminho para desvencilharmos de olhares normativos sobre os espetáculos públicos, em que os mesmos eram fornecidos em honra aos deuses e os combates de gladiadores para apaziguamento dos manes, isto é, das divindades fúnebres. A conjuntura religiosa que envolvia os jogos de gladiadores e os próprios combatentes não se esvai na passagem da República para o Império, haja vista, pois, o oferecimento destas lutas de gladiadores pode ser entendido como uma forma de rito sagrado inerente ao quotidiano romano durante os séculos.
Palavras-chave: Jogos de gladiadores; Religiosidade; Roma republicana; Roma imperial.


Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes

Resumo: O presente artigo terá como objetivo abordar as situações desafiadoras em relação a aplicabilidade do ensino da história da África nos currículos escolares. Ensino no qual, tornou-se obrigatório após a implantação da lei 10639/2003. A análise que será realizada será pautada na relação dos educadores com a temática, dos currículos escolares e dos materiais pedagógicos fornecidos pelas instituições de ensino.
Palavras – Chave: Lei 10.639/2003; Ensino de história; África nas escolas; formação docente.

Júlio Cezar Klein

Resumo: Analisando de uma forma mais profunda o método de escrever de Heródoto, François Hartog, identifica um processo de ruptura importante em relação ao logoi corrente na Heláde. Esse processo, por vezes, passa desapercebido pelos estudiosos, que comparando apenas a forma de escrita de Heródoto superficialmente com a dos aedos do passado, tomam o autor de Histórias, como apenas um continuador das obras poéticas. Já foi demonstrado como Arnaldo Momigliano refutava tal pensamento, vejamos agora como essa visão de Hartog, pode-nos guiar a uma nova faceta da obra de Heródoto.
Palavras Chave: Heláde – Heródoto- Escrita – Aedo.

João Luiz de Campos 
Rodrigo dos Santos 

RESUMO: O referido artigo tem como foco discorrer sobre os novos movimentos sociais e sua relação com as redes sociais a fim de mensurar sua participação ativa como espaço de difusão de pautas e de organização via internet. Com estudo teórico acerca das manifestações deflagradas em junho de 2013 em diversas cidades do Brasil a partir do Movimento Passe Livre (MPL), elaboraram-se articulações regionalizadas sobre as manifestações realizadas em Guarapuava (PR). As reflexões teóricas sobre a natureza dos movimentos sociais, e o papel que as redes sociais desempenharam em sua organização.
PALAVRAS-CHAVE: Manifestações. Movimento Passe Livre.  Movimentos Sociais. Redes Sociais.