Edição Sobre Ontens 2020/2 Abril-Junho



SUMÁRIO

ESTADÃO, USP E OS INTELECTUAIS FRANCESES: A COMEMORAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE E LEMBRANÇA INTELECTUAL PAULISTA DE FERNAND BRAUDEL NO SUPLEMENTO ‘CULTURA’
Alicy de Oliveira Simas

Resumo
O presente artigo objetiva analisar a articulação entre imprensa, universidade e intelectuais por meio de publicações do suplemento Cultura do jornal Estadão. O Cultura foi editado pelo jornal entre 1980 e 1991 e tinha como objetivo central a circulação de ideias entre intelectuais e a divulgação científica universitária, sobretudo dos intelectuais da Universidade de São Paulo (USP), no campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais. É possível afirmar que essa articulação entre o meio acadêmico da USP e o jornal remonte a década de 1930, quando os dirigentes do jornal foram os principais articuladores da criação da universidade e de sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a convidar intelectuais estrangeiros, em especial franceses, para formar seus quadros acadêmicos. Logo, busca-se evidenciar que no suplemento Cultura pretendeu-se reafirmar a construção de uma memória e de uma identidade acerca do “tripé” de sociabilidades e circulações de ideias, sendo constituintes disso, a Universidade de São Paulo, o jornal Estadão, e os intelectuais franceses. Para tanto, privilegia-se para análise publicações referentes ao cinquentenário da USP e, por conseguinte, ao intelectual e historiador francês, Fernand Braudel.
Palavras-chave: Estadão; USP; Intelectuais franceses

Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar la articulación entre prensa, universidad e intelectuales a través de publicaciones del suplemento Cultura del periódico Estadão. El suplemento Cultura fue publicado por el periódico entre 1980 y 1991 y tuvo como objetivo central la circulación de ideas entre los intelectuales y la divulgación científica universitaria, especialmente entre los intelectuales de la Universidad de São Paulo (USP), en el campo de las Ciencias Humanas y las Ciencias Sociales. Es posible afirmar que esta articulación entre el entorno académico de la USP y el periódico se remonta a la década de 1930, cuando los líderes del periódico fueron los principales articuladores de la creación de la universidad y su Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, invitando a intelectuales extranjeros, especialmente francés, para formar su personal académico. Por lo tanto, se busca mostrar que el suplemento Cultura pretendía reafirmar la construcción de una memoria y una identidad sobre el “trípode” de sociabilidad y circulación de ideas, siendo constituyentes de este, la Universidad de São Paulo, el periódico Estadão, y Intelectuales franceses. Para este propósito, las publicaciones relacionadas con el cincuentenario de la USP y, en consecuencia, para el intelectual e historiador francés, Fernand Braudel, son privilegiadas para el análisis.
Palabras clave: Estadão; USP; Intelectuales franceses

FLORIANÓPOLIS E OS IMPACTOS DO “MILAGRE ECÔNOMICO” NAS PÁGINAS DE “O ESTADO” (1970-1980).
Daniel Henrique França Lunardelli

Resumo
O presente artigo se propõe a analisar como o jornal “O Estado” apresentava as notícias sobre as transformações urbanas ocorridas em Florianópolis durante a década de 1970. A partir da análise dos discursos veiculados através de editorias, crônicas, cartas de leitores, charges, fotos e reportagens, busca-se demonstrar o crescimento vertiginoso da capital catarinense na esteira do “milagre brasileiro”, no qual combinava grandes investimentos em obras públicas e a expansão da construção civil. Por meio das fontes impressas busca-se também demonstrar o impacto do acelerado processo de urbanização que a cidade experimentou, alterando de forma significativa o seu ritmo, conferindo-lhe uma feição de um aglomerado urbano populoso, cosmopolita e impessoal.
Palavras-chave: Florianópolis. Cidade. Urbanização.

Abstract
This paper aims to analyze how the newspaper “O Estado”presented the news about the urban transformations that took place in Florianópolis during the 1970s. From the analysis of the speeches broadcast through editorials, chronicles, letters from readers, cartoons, photos and reports, we seek to demonstrate the dizzying growth of the capital of Santa Catarina in the wake of the “Brazilian miracle”, in which it combined large investments in public works and the expansion of civil construction. The news also seeks to demonstrate the impact of the accelerated urbanization process that the city has experienced, significantly altering its pace, giving it the appearance of a populous, cosmopolitan and impersonal urban agglomeration.
Keywords: Florianópolis. City. Urbanization

SOBRE A COMPETÊNCIA HISTÓRIA NA BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: CONSIDERAÇÕES
Jéssica Pereira Couto

Resumo
Os últimos trinta anos foram de grande importância no que compete às políticas públicas e as disciplinas relacionadas ao negro no Brasil e ao ensino de História da África. Entre os acontecimentos, o reconhecimento e criminalização do racismo na Constituição Federal (1988); a mudança nos livros didáticos, que passaram a retratar o negro para além da escravidão (1990); os PCNS (1997) para o ensino fundamental e médio (2000); a promulgação da Lei 10.639 (2003), que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira; e a BNCC, primeira (2015), segunda (2016) e terceira (2018), versões. A terceira e última versão- objeto de nossa análise, está prevista para entrar em vigor no vigente ano de 2020, padronizando o ensino em território nacional.  Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular objetiva normatizar o ensino, buscaremos compreender qual o tratamento dispensado ao ensino de história africana e afro-brasileira no documento, em específico, na competência História. Neste trabalho analisaremos o resultado dos processos que antecederam a base e seu resultado, na última versão, para a tônica africana e afro-brasileira.
Palavras-chave
BNCC; Ensino de História; África; Afro-brasileiros.

Abstract
The last thirty years have been of great importance in terms of public policies and disciplines related to blacks in Brazil and the teaching of African history. Among the events, the recognition and criminalization of racism, in the Federal Constitution (1988); the change in textbooks, which started to portray black people beyond slavery (1990); the PCNS (1997) for elementary and high school (2000); the enactment of Law 10,639 (2003), which made the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory; and BNCC, first (2015), second (2016) and third (2018), versions. The third and final version that is the object of our analysis is expected to come into force in the current year of 2020, standardizing teaching in the national territory. Knowing that the Common National Curricular Base aims to standardize teaching, we will seek to understand the treatment given to teaching African and Afro-Brazilian history in the document, specifically, in the History competence. In this work we will analyze the result of the processes that preceded the base and its result, in the last version, for the African and Afro-Brazilian tonic.
Keywords:
BNCC; History teaching; Africa; Afro-Brazilians.

OS BENZIMENTOS COMO OFÍCIO DE FAMÍLIA: ENTRE PERMANÊNCIAS, RUPTURAS E A BUSCA POR UMA PRÁTICA “TEMPORAL”
Juliani Borchardt da Silva

Resumo:
Como prática cultural tradicional na localidade de São Miguel das Missões/RS, o ofício de benzer se coloca como elemento marcante da identidade e da cultura local. Neste ensejo, este artigo propõe a discutir aspectos relacionados à narrativa exposta por alguns de seus praticantes no tocante às suas relações familiares, se utilizando para isso de uma metodologia qualitativa, qual seja, a de entrevistas orais realizadas junto a benzedores da comunidade, sendo este material coletado, transcrito e analisado. Discursos estes, sejam pela palavra ou silêncio, onde se é possível identificar memórias que remetem a rupturas e permanências do ofício junto às relações familiares estabelecidas tradicionalmente entre os seus praticantes. Elementos memoriais evocados e elaborados na atualidade constituem os significados que se constituem e compartilham por meio da prática exercida, a qual se torna atemporal diante  do seu processo de ressignificação e transmissão ao longo das gerações.
Palavras-chave: Benzimentos. São Miguel das Missões/RS. Narrativas. Memória. Família.

Abstract
As a traditional cultural practice in the locality of São Miguel das Missões/ RS, the craft of blessing stands out as a striking element of local identity and culture. In this opportunity, this article proposes to discuss aspects related to the narrative exposed by some of its practitioners with regard to their family relationships, using a qualitative methodology, that is, that of oral interviews conducted with community blessers, this being collected, transcribed and analyzed material. These speeches, whether by word or silence, where it is possible to identify memories that refer to ruptures and permanence of the craft with the family relationships traditionally established among its practitioners. Memorial elements evoked and elaborated today constitute the meanings that are constituted and shared through the practiced practice, which becomes timeless in the face of its process of reframing and transmission over the generations.
Keywords: Benzimentos. São Miguel das Missões-RS. Narratives. Memory. Family.

HISTÓRIA DAS MULHERES E NOVOS PROTAGONISMOS: A EMANCIPAÇÃO FEMININA EM “PIGMALEÃO” (1913) E “TOTALMENTE DEMAIS” (2015/2016)
Marcos de Araújo Oliveira

Resumo: Com o surgimento do movimento feminista e posteriormente do campo acadêmico da História das Mulheres, novas pautas referentes aos debates de gênero foram abordadas. Desse modo, o estudo da submissão feminina ao longo da história, permitiu a reflexão também acerca da luta pela quebra do modelo da mulher idealizada entre a obediência e subordinação ao homem, mas que muitas vezes é rompido diante das novas posturas mais rebeldes na busca feminina pela sua independência. Tais aspectos são evidenciados em discursos não só históricos, mas também literários como na peça “Pigmaleão” publicada em 1913 por Bernard George Shaw, ou até em obras da mídia global como na telenovela “Totalmente Demais” (2015/2016). Esses produtos culturais funcionam assim como narrativas cujo potencial de análise historiográfica contribuem para a reflexão acerca das transformações da condição feminina na história, meios carregados de novos discursos que dão visibilidade a esse debate sobre a emancipação do gênero feminino.
Palavras-chave: História das Mulheres, Emancipação, Gênero.

Abstract: With the emergence of the feminist movement and later the academic field of the History of Women, new guidelines regarding gender debates were addressed. Thus, the study of female submission throughout history, allowed for reflection also on the struggle to break the model of the idealized woman between obedience and subordination to men, but which is often broken in the face of new, more rebellious attitudes in the female search for their independence. Such aspects are evidenced in not only historical, but also literary speeches such as in the play “Pigmaleão” published in 1913 by Bernard George Shaw, or even in works of the global media as in the soap opera “Totalmente Demais” (2015/2016). These cultural products function as narratives whose potential for historiographical analysis contributes to the reflection about the transformations of the female condition in history, media loaded with new discourses that give visibility to this debate about the emancipation of the female gender.
Keywords: Women's History, Emancipation, Gender.

INVENÇÃO DO SEXO/GÊNERO E A CRÍTICA DO SUJEITO DO FEMINISMO
Maria Cristina Kirach e Rosemeri Moreira

Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a construção social do corpo no mundo ocidental, como também os usos políticos da categoria gênero e da intersecção (gênero, raça, etnia e geração), além de refletirmos sobre a crítica do sujeito do feminismo relacionada com os estudos decoloniais. A discussão se dá a partir do debate dos Estudos Culturais da História do Corpo (principalmente pelo viés de David Le Breton, Thomas Laqueur, Judith Butler) e da perspectiva decolonial (Maria Lugones e Oyèrónké Oyéqùmí).
Palavras-chave: Corpo; Gênero; Mulheres.

Abstract: This article is a reflection on the social construction of the body in the Western world, as well as the political uses of the category gender and the intersection (gender, race, ethnicity and generation), in addition to reflecting on the criticism of the subject of feminism related to decolonial studies. The discussion arises from the debate on the Cultural Studies of the History of the Body (mainly through the perspective of David Le Breton, Thomas Laqueur, Judith Butler) and the decolonial perspective (Maria Lugones e OyèrónkéOyéqùmí).
Keywords: Body; Gender; Women.

O PERCURSO DAS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Mariana de Sá Gaspar e Maria Paula Costa

Resumo
Este texto consiste na tentativa de traçar o percurso das pesquisas, especialmente no caso do Brasil, que tiveram como objeto de estudo, os livros didáticos. Para isso, realizamos a análise de algumas obras e textos relacionados à temática, publicados a partir da década de 1970 (voltados inicialmente à área da Educação e, posteriormente, a partir dos estudos sobre o ensino de História, a esta área em específico). Assim, destacamos como em cada período e abordagem, os livros didáticos foram concebidos de formas diferentes pela academia, devido às interpretações teórico-metodológicas e aos contextos políticos que nortearam cada pesquisa. Levando em consideração os estudos sobre os livros didáticos para o ensino de História, refletimos a importância do entendimento da constituição destes materiais como objetos de estudo.
Palavras-chave: História; Livros Didáticos; Levantamento Bibliográfico; Pesquisas.

Resumen
Este texto consiste en um intento de rastrear el curso de la investigación, especialmente en el caso de Brasil, que tenía los manuales escolares como objeto de estudio. Para ello, llevamos a cabo el análisis de algunos trabajos e textos relacionados con el tema, publicados a partir de la década de 1970 (inicialmente centrados en el área de Educación y, más tarde, de los estudios sobre el enseñanza de la Historia, em esta área específica). Por lo tanto, destacamos cómo en cada período y enfoque, los manuales escolares fueron concebidos de diferentes maneras por la academia, debido a las interpretaciones teórico-metodológicas y los contexto políticos que guiaron cada investigación. Teniendo en cuenta los estudios sobre manuales escolares para la enseñanza de la Historia, reflejamos la importancia de comprender la constituición de estos materiales como objetos de estudio.
Palabras clave: História; Manuales Escolares; Bibliografia; Investigaciones.

INDUSTRIOSOS EM PIRATARIA: OS GREGOS DO MUNDO ANTIGO
Nelson Rocha Neto

Resumo: O presente texto consiste numa breve apresentação a respeito da pirataria na Grécia Antiga como prática histórica determinante na formação da política, economia e sociedade. Portanto, compreenderemos a pirataria grega através da mitologia, da produção literária e dramática, analisando a ambiguidade do restrito conceito que oferecia ascensão social pela promessa de riqueza que a rapina marítima proporcionava. As constantes guerras impuseram as cidades-Estado alicerçarem a pirataria como instrumento de controle dos limites territoriais, financiarem tecnologias e romperem com as ideias pré-concebidas. Logo, a troca de experiências entre os povos mediterrânicos, intermediados pelo madeirame das embarcações, resultou na fundação das pólis, na organização do comércio, nas inquietações do pensamento historiográfico, na coletividade e na instrumentalização estatal da pirataria tornando-se um fenômeno social amplamente difundido. Portanto, a industriosidade da pirataria grega articulou nos detentores do poder aparatos repressores que sufocaram os “párias”, carregando a empresa talassocrática para além das ingerências do conto argonáutico.
Palavras-chave: História Antiga. Pirataria. Sociedade.

Résumé: Cet article consiste en une brève présentation sur le piratage dans la Ancienne Grèce en tant que pratique historique décisive dans la formation de la politique, de l'économie et de la société au monde ancienne. Par conséquent, nous comprendrons la piraterie grecque par moyens de la mythologie, la production littéraire et dramatique, en analysant l'ambiguïté du concept restreint qui offrait la promesse de richesse d`une ascension sociale laquelle  la proie maritime fournissait. Les guerres constantes ont obligé les Cités-États à établir le piratage comme un instrument pour contrôler les limites territoriales, financer les technologies et rompre avec les idées préconçues. Par conséquent, l'échange d'expériences entre les peuples méditerranéens, intermédiaire par le bois des navires, a abouti à la fondation de la polis, à l'organisation du commerce, aux préoccupations de la pensée historiographique, à la collectivité et à l'instrumentalisation étatique de la piraterie, devenant un phénomène social répandu. Par conséquent, l'industrie de la piraterie grecque s'est articulée dans les dispositifs répressifs des détenteurs du pouvoir qui ont étouffé les «parias» exclus, transportant la société thalassocratique au-delà des interférences du conte des argonautes.
Mots-clés: Histoire Ancienne. Piraterie. Société.

“A ÁFRICA TEM BEM MAIS HISTÓRIAS DO QUE A GENTE PENSA”: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO DIÁLOGO COM OS PRÓPRIOS SUJEITOS
Willian Felipe Martins Costa

Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer reflexões acerca das experiências ocorridas durante a realização do Estágio Supervisionado III, dentro do curso de História/Licenciatura da UDESC, com uma turma de oitavo ano em um colégio estadual na cidade de Florianópolis. Tais reflexões dizem respeito ao ensino de História das Áfricas a partir de uma perspectiva de trabalho com narrativas produzidas pelos próprios sujeitos africanos. Com base em uma perspectiva decolonial buscou-se, durante o estagio, um descentramento de noções eurocêntricas acerca da História das Áfricas. A partir desse ponto, a ideia de tais reflexões contidas nesse artigo é de observar e discutir as possibilidades de trabalho nessas perspectivas visando a construção de um conhecimento das temáticas presentes na Lei 11.645/2008, trazendo assim possíveis contribuições para o ensino de História dentro de uma perspectiva do campo dos Estudos Africanos comprometido com uma luta antiracista e anticolonial.
Palavras chaves: Ensino de História; História da África; Narrativas dos próprios sujeitos.

Abstract
This article aims to bring reflections on the experiences that took place during the Supervised Internship III within the History / Degree course at UDESC with an eighth grade class at a state school in the city of Florianópolis. Such reflections concern the teaching of African History from a work perspective with narratives produced by African subjects themselves. Based on a decolonial perspective, during the internship, a decentralization of Eurocentric notions about the History of Africas was sought. From this point on, the idea of such reflections contained in this article is to observe and discuss the possibilities of work in these perspectives for the construction of a knowledge of the themes present in Law 11,645 / 2008, thus bringing possible contributions to the teaching of History within a perspective of the field of African Studies committed to an anti-racist and anti-colonial struggle.
Keywords: History teaching; African history; Narratives of Africans.

Clique aqui para acessar o volume