Edição Sobre Ontens 2020/3 Julho-Set.



SUMÁRIO

CARTÕES POSTAIS DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL COMO FONTE DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aristides Leo Pardo

 RESUMO: Através destas linhas iremos discorrer acerca da importância dos cartões postais como fontes históricas e guardiões das transformações sociais e urbanas através dos anos, com foco nos postais de estádios de futebol do Estado do Rio de Janeiro, pois é perceptível as mudanças que as praças esportivas sofreram com o passar dos anos, assim como seu entorno, isto sem falar naqueles que deixaram de existir por força da expansão das cidades. Utilizaremos neste trabalho, uma revisão bibliográfica e os próprios cartões postais, como fontes iconográficas para mostrar espaços em constante mutação, poderia ter usado fotografias, mas a opção pelos postais foi a escolhida por dois motivos: serem melhores para referenciar, e ne maioria dos casos, datar, e também por ter acesso mais fácil, já que esta é uma das paixões do autor, que pode mais uma vez rever sua coleção de cerca de 3.000 peças, que retratam praças esportivas dos quatro cantos do nosso Brasil. 

PALAVRAS-CHAVE:  Cartões Postais.  Fontes Históricas. Estádios de Futebol.

ABSTRACT: Through these lines we will discuss the importance of postcards as historical sources and guardians of social and urban transformations over the years, focusing on postcards from football stadiums in the State of Rio de Janeiro, as it is noticeable the changes that the squares sports have suffered over the years, as well as their surroundings, not to mention those that have ceased to exist due to the expansion of cities. In this work, we will use a bibliographic review and the postcards themselves, as iconographic sources to show spaces in constant change, could have used photographs, but the option for postcards was chosen for two reasons: they are better for reference, and in most cases , dating, and also for having easier access, since this is one of the passions of the author, who can once again review his collection of about 3,000 pieces, which portray sports squares from the four corners of our Brazil.

KEYWORDS: Postcards. Historical Sources. Football stadiums.

 

“SÍNDROME DA CHINA” E A DENÚNCIA A INSEGURANÇA MUNDIAL NA “ERA NUCLEAR”

Arthur Alexandre Caetano Silva de Souza

Resumo: O presente artigo procura analisar as relações entre produções cinematográficas e suas potencialidades perante a construção do conhecimento histórico. Sob o contexto da Guerra Fria que marcou o início da “era atômica”, buscaremos explicitar as relações entre representações cinematográficas e suas apropriações de fatos históricos enquanto elementos contribuintes para o enriquecimento do conhecimento histórico. Para isso, utilizaremos como “estudo de caso” o filme “Síndrome da China” (The China Syndrome) dirigido por James Bridges em 1979, e estrelado por atores consagrados do cinema como Jane Fonda, Jack Lemmon, Michael Douglas, dentre outros.  O enredo de tal produção cinematográfica é relevante ao conhecimento histórico na medida em que proporciona a reflexão crítica a cerca da era nuclear e seus efeitos para a sociedade.

Palavras chave: Ensino de História; Guerra Fria; Cinema e História; Era Nuclear.

Abstract: This article seeks to analyze the relationship between cinematographic productions and their potential in the construction of historical knowledge. Under the context of the Cold War that marked the beginning of the “atomic era”, we will seek to make explicit the relationships between cinematographic representations and their appropriation of historical facts as contributing elements to the enrichment of historical knowledge. For this, we will use as a “case study” the film “China Syndrome” (The China Syndrome) directed by James Bridges in 1979, and starring renowned film actors such as Jane Fonda, Jack Lemmon, Michael Douglas, among others. The plot of such cinematographic production is relevant to historical knowledge insofar as it provides critical reflection on the nuclear era and its effects on society.

Keywords: History Teaching; Cold War; Cinema and History; Nuclear Era.

 

ENTRE "DEBATES E COMBATES”: NOTAS ACERCA DE ALGUNS DESAFIOS DA HISTÓRIA

Bruno César Pereira

Resumo: O presente artigo propõe realizar uma breve reflexão de alguns desafios enfrentados pela História ao longo do século XX. Em especial, em um primeiro momento, buscaremos nos concentrar nos debates travados entre História e a Sociologia durkheimiana refletida através das críticas feitas pelo sociólogo François Simiand as produções historiográficas da Escola Metódica. Em um segundo momento, nos dedicaremos em analisar os embates entre História e Antropologia, que, se concentrou entre os pesquisadores: Claude Levi-Strauss e Fernand Braudel. A proposta deste artigo, além de analisar os desafios enfrentados pela História em um dado contexto específico, busca destacar que a História, enquanto disciplina acadêmica possui grande importância para o pensamento humano, da mesma forma suas contribuições se equiparam as demais áreas do conhecimento social e humano. 

Palavras-chave: Desafios; Teoria da História; Século XX.

Abstract: This article proposes to make a brief reflection of some challenges faced by History throughout the 20th century. In particular, at first, we will try to focus on the debates between History and Durkheimian Sociology reflected through the criticisms made by the sociologist François Simiand on the historiographic productions of the Methodical School. In a second step, we will dedicate ourselves to analyze the clashes between History and Anthropology, which was concentrated among the researchers: Claude Levi-Strauss and Fernand Braudel. The purpose of this article, in addition to analyzing the challenges faced by history in a given specific context, seeks to highlight that history, as an academic discipline, is of great importance for human thought, in the same way its contributions are similar to other areas of social knowledge and human.

Keywords: Challenges; Theory of History; 20th century.

 

INDÍCIOS E INDICADORES DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM FLORIANÓPOLIS NAS PÁGINAS DE “O ESTADO”: ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E A INCORPORAÇÃO DO CONSUMO DE MASSAS (1970-1980)

Daniel Henrique França Lunardelli

Resumo: A partir do início da década de 1970, a Capital catarinense ganhou uma nova dimensão em sua composição econômica e social. O processo acelerado de transformações urbanas que ocorreram na cidade impactaram a vida dos moradores e produziram uma série de expectativas acerca do presente e outras tantas em relação ao futuro. O crescimento vertiginoso da construção civil e o incremento do setor de serviços, somados às grandes obras públicas que impactaram a paisagem urbana de Florianópolis, contribuíram significativamente para construir no imaginário da população a narrativa de que se estava de fato vivendo um novo tempo.

Palavras-chave: Florianópolis. Cidade. Urbanização

Abstract: From the beginning of the 1970s, the Capital of Santa Catarina gained a new dimension in its economic and social composition. The accelerated urban transformations that took place in the city impacted the lives or residents and produced a series of expectations about the present and many others construction and the increase of the services sector, added to the great public woks that impacted the uban landscape of Florianópolis, contributed significantly to build in the population’s imagination the narrative that was in fact living a new time.

Keywords: Florianópolis. City. Urbanization.

 

ESTUDANTES PELA LIBERDADE: FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, RACHA E OUTROS ASPECTOS (2012-2016)

João Elter Borges Miranda

Resumo: O Estudantes Pela Liberdade (EPL) surgiu no Brasil como uma franquia do aparelho estadunidense Students For Liberty. Ao ser fundado no Brasil em 2012, o EPL estabeleceu como missão desenvolver estudantes ao seu potencial máximo de liderança, oferecendo treinamento de aperfeiçoamento profissional, desenvolvendo técnicas como as de oratória e comunicação profissional, na defesa dos preceitos ultraliberais. O período de 2012 a 2016 será o período áureo do EPL. Amparado, financiado e instrumentalizado por organizações nacionais e transnacionais, conseguirá se expandir por todas as regiões do país, através de uma série de atuações, formando dezenas de jovens para defenderem nos meios universitários os preceitos ultraliberais. Em 2016, contudo, sofrerá um racha interno, a partir do qual irá se dividir: será criado no país a Students For Liberty Brasil, uma vertente direta da versão americana, e o EPL perderá o direito de realizar parcela considerável dos seus projetos desenvolvidos anteriormente, assumindo a partir desse momento o caráter de uma “Academia da Liberdade”, oferecendo cursos online de formação. No presente trabalho objetivamos abordar aspectos das origens do EPL, as suas formas de organização, financiamento e atuação dentro do recorte de 2012 a 2016, e o porquê do racha interno.

Palavras-chave: Estudantes Pela Liberdade; Aparelho Privado de Hegemonia; Racha.

Resumen: Students for Freedom (EPL) surgió en Brasil como una franquicia del aparato de American Students for Liberty. Cuando se fundó en Brasil en 2012, la EPL estableció la misión de desarrollar a los estudiantes en su máximo potencial de liderazgo, ofreciendo capacitación para el desarrollo profesional, desarrollando técnicas como hablar en público y comunicación profesional, en defensa de los preceptos ultraliberales. El período de 2012 a 2016 será el período dorado de la EPL. Apoyado, financiado e instrumentalizado por organismos nacionales y transnacionales, podrá expandirse por todas las regiones del país, a través de una serie de acciones, capacitando a decenas de jóvenes para defender preceptos ultraliberales en los círculos universitarios. En 2016, sin embargo, sufrirá una escisión interna, de la que se escindirá: se creará en el país Students For Liberty Brasil, un aspecto directo de la versión americana, y EPL perderá el derecho a realizar una parte considerable de sus proyectos previamente desarrollados. , asumiendo desde ese momento el carácter de una “Academia da Liberdade”, ofreciendo cursos de formación online. En el presente trabajo pretendemos abordar aspectos de los orígenes de la EPL, sus formas de organización, financiación y desempeño en el marco de 2012 a 2016, y el motivo de la escisión interna.

Palabras-clave: Estudantes Pela Liberdade; Aparato privado de hegemonia; Grieta.


MALINCHE E POCAHONTAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES INDÍGENAS NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS

Luciane Zanin Ferreira e Mariana de Sá Gaspar

Resumo: Nas colonizações das Américas espanhola e inglesa, ocorridas no século XVI, duas mulheres nativas se destacaram: Malinche e Pocahontas. Embora em contextos diferentes, suas trajetórias possuem aspectos em comum e características marcantes, recebendo, inclusive, representações póstumas ao período das conquistas, que lhes atribuíram no âmbito simbólico heroicização, culpabilidade e até mesmo um caráter lendário. Analisando essas indígenas a partir da formação das Américas colonizadas, buscamos compreender como essas mulheres se inseriram nesse processo, bem como problematizar suas representações.

Palavras-chave: História da América; Mulheres; Representações.

Resumen: En las colonizaciones de las Américas española e inglesa, que ocurrieron en el siglo XVI, se destacaron dos mujeres nativas: Malinche y Pocahontas. Aunque en diferentes contextos, sus trayectorias tienen aspectos en común y características importantes, recibiendo representaciones incluso póstumas del período de las conquistas, que las atribuyen en el ámbito simbólico heroicización, culpa e incluso un aspecto legendario. Analizando a estas indígenas basados ​​en la formación de las Américas colonizadas, buscamos comprender cómo se insertaron estas mujeres en este proceso, así como problematizar sus representaciones.

Palabras clave: Historia de America; Mujeres; Representaciones.


AS CEBS COMO MEIO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS DOS POBRES NO BRASIL: 1964-1985

Marcos Guerreiro de Farias

Resumo: o presente texto busca analisar por meio uma revisão bibliográfica como se constituía as Comunidades Eclesiais de Base – CEB se os espaços de voz concedidos aos sujeitos que permeavam estas comunidades. Analisaremos especialmente os anos que compreenderam a Ditadura Militar no Brasil, momento este de extremo enrijecimento político, perseguições, torturas e mortes. Foi durante este momento que a Igreja se solidarizou com a luta dos pobres, solidificando-se como espaço para a fala quando a norma era calar. Mais próxima da população empobrecida, de seu cotidiano, convivendo diariamente com o sofrimento de muitos, a Igreja Católica por meio da Teologia da Libertação proporcionou um espaço de amplo debate político que posteriormente tornar-se-ia o núcleo dos movimentos mais críticos e a esquerda no Brasil.

Palavras-chave: Igreja Católica; Teologia da Libertação; Autolibertação.

 

Resumen: el presente texto busca analizar a través de una revisión bibliográfica cómo se constituyeron las Comunidades Eclesiales Básicas (CEB) si se otorgan los espacios de voz a los sujetos que impregnaron estas comunidades. Analizaremos especialmente los años que entendieron la dictadura militar en Brasil, un momento de rigidez política extrema, persecuciones, torturas y muertes. Fue durante este momento que la Iglesia se solidarizó con la lucha de los pobres, solidificándose como un espacio de discurso cuando la norma debía permanecer en silencio. Más cerca de la población empobrecida, de su vida cotidiana, viviendo diariamente con el sufrimiento de muchos, la Iglesia Católica a través de la Teología de la Liberación proporcionó un espacio para un amplio debate político que luego se convertiría en el núcleo de los movimientos más críticos y de la izquierda. en Brasil.

Palabras llave: Iglesia católica; Teología de la liberación; Autoliberación.


AS MULHERES DE MACHADO: A MULHER NO SÉCULO XIX – REPRESENTAÇÕES DE MULHER NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Milena Calikoski

Resumo: Neste texto fazemos a análise de alguns contos de Machado de Assis com a intenção de entender como as mulheres eram representadas, para isso utilizamos contos onde as mulheres têm um papel de protagonismo. Através das obras escolhidas podemos explorar como era o modelo de mulher exemplar, buscando nas obras mulheres que não se encaixavam nesses modelos, analisando a maneira como elas são representadas nas obras selecionadas, para então entendermos em qual contexto esses discursos foram produzidos. Buscamos entender como estes discursos contribuíam para a concepção da existência de um mundo feminino, onde o casamento era requisito principal e até carreira para a maioria das mulheres da elite burguesa.

Palavras chave: mulheres; Machado de Assis; casamento.

Abstract: In this text we do the analysis some tales of Machado de Assis with the intention to understand how these women were represented, for this we use tales were women have a protagonist role. Through the chosen Works we can explore how was the model of an exemplary woman, seeking in the works women who did not fit these models, analyzing the way they are represented in the selected works, so that we can understand in which context these speeches were produced. We seek to understand how these speeches contributed to the conception of the existence of a feminine world, where marriage was a main requirement and even career for most women of de bourgeois elite.

Keywords: women; Machado de Assis; marriage.


O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O PIBID NAS TRINCHEIRAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Milliann Carla Strona e Cibeli Grochoski

Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar o relato de uma experiência dos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de História da Unicentro, Campus Irati - Paraná. Para abordar a temática da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi utilizada uma metodologia diferente do que se faz no ensino tradicional, o intuito foi promover por meio de uma abordagem lúdica e da análise de fontes históricas uma reflexão crítica dos conteúdos com os alunos. O trabalho foi realizado na Escola Nossa Senhora das Graças com os 9ºs anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora  regente Juliana Bastos.

Palavras chave: Ensino; PIBID; Metodologia.

Abstract: This work aims to present the report of an experience of the members of the Institutional Program of Teaching Initiation Grants (PIBID) of the History area of Unicentro, Irati Campus - Paraná. To address the theme of World War I (1914-1918) a different methodology was used from what is done in traditional teaching, the intention was to promote through a playful approach and the analysis of historical sources a critical reflection of content with students. The work was carried out at Our Lady of Graces School in the 9th grade under the supervision of the regent teacher Juliana Bastos.

Keywords: Teaching; PIBID; Methodology.

 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O VOLUME