AS CIÊNCIAS HISTÓRICAS E O EVOLUCIONISMO CULTURAL DO SÉCULO XIX: A BUSCA PELO PASSADO ANCESTRAL
Geraldo Rosolen Junior
Resumo: Na busca pela representação das emergentes ideologias nacionalistas no século XIX, é possível observar um comprometimento das Ciências Históricas de amparo a construção das nações europeias. Deste modo, evidenciaremos alguns dos métodos históricos e arqueológicos que legitimaram a dominação de territórios e a incansável busca pela reivindicação de uma cultura ancestral baseada na relação entre espaço geográfico e o passado remoto que avaliaremos nos discursos de Fustel de Coulanges contra as perspectivas de Theodor Mommsen na sua famosa refutação L'Alsace est-elle allemande ou française? de 1870. Compreendemos que o nacionalismo europeu necessita impor uma topografia de poder que defina uma fronteira entre ‘nós e eles’, para isso utilizaremos a obra de Lewis Henry Morgan: Ancient Society de 1877.
Palavras-chave: Ciências Históricas; Historiografia; Theodor Mommsen; Fustel de Coulanges; Século XIX.
Abstract: In the search for the representation of emerging nationalist ideologies in the 19th century, it is possible to observe a commitment of the Historical Sciences to support the construction of European nations. Thus, we will highlight some of the historical and archaeological methods that legitimized the domination of territories, and the search for the claim of an ancestral culture based on the relationship between geographic space and the remote past that we will evaluate in the speeches of Fustel de Coulanges against the perspectives of Theodor Mommsen in his famous refutation L'Alsace est-elle allemande ou française? of 1870. We understand that European nationalism needs to impose a topography of power that defines a border between ‘us and them’, for that we will use the work of Lewis Henry Morgan: Ancient Society of 1877.
Keywords: Historical Sciences; Historiography; Theodor Mommsen; Fustel de Coulanges; 19th century.
A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO EDUCACIONAL, CRÍTICA E CONSTRUTIVA
Katiana Alencar Bernardo
RESUMO: O presente artigo tem como principal objetivo compreender a importância da dualidade teoria e prática na formação docente. Entende-se que ser professor vai além do domínio de conteúdo e de uma boa metodologia, ao professor recai a formação cidadã, crítico e social. É pensando nessas questões que este artigo busca refletir acerca da importância da teoria para a práxis e minimizar a máxima de que um professor só se faz na prática. Trata-se de uma produção de cunho bibliográfico, em que analisaremos as reflexões de Libâneo e Paulo Freire sobre a didática, a prática e a formação crítico social dos estudantes, uma vez que, para desenvolver uma boa metodologia e prática docente, é necessário que o professor tenha conhecimento e domínio das mais diversas correntes e pensamentos/teorias educacionais entorno da relação ensino aprendizagem. O professor não é apenas prática e nem tão pouco só teoria, mas sim, a junção de ambas. Desta maneira, foi possível compreender o quanto a teoria e prática são essenciais para a formação docente, estando estas indissociáveis.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria-Prática. Formação Docente. Ensino- aprendizagem.
ABSTRACT: The main objective of this article is to understand the importance of the duality of theory and practice in teacher education. It is understood that being a teacher goes beyond the domain of content and a good methodology, the teacher is responsible for citizen, critical and social education. It is with these questions in mind that this article seeks to reflect on the importance of theory for praxis and minimize the maxim that a teacher is only done in practice. It is a bibliographic production, in which we will analyze the reflections of Libâneo and Paulo Freire on the didactics, practice and critical social training of students, since, in order to develop a good methodology and teaching practice, it is necessary for the teacher to have knowledge and mastery of the most diverse educational currents and thoughts/theories surrounding the teaching-learning relationship. The teacher is not just practice and not just theory, but the combination of both. In this manner, it was possible to understand how theory and practice are essential for teacher education, which are inseparable.
Keywords: Theory-Practice. Teacher Training. Teaching-learning.
HISTÓRIA ORAL COMO POSSIBILIDADE EM PRODUÇÕES DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES(AS)
RAP: UMA BRICOLAGEM TÁTICA FRENTE A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA OS NEGROS ESTADUNIDENSES
Paulo Roberto Krüger
RESUMO: A história dos negros estadunidenses está fortemente relacionada com a história da música nos Estados Unidos da América, podendo a música negra ser encarada como uma ferramenta tática, aos moldes de Michel de Certeau, frente a estratégia dos grupos dominantes. Dentre os estilos de música que se desenvolveram nos EUA, o Rap tornou-se um desses que expressa a resistência negra diante a opressão, sendo fortemente marcado pelo temáticas políticas e sociais. Este artigo busca evidenciar como o Rap foi utilizado para denunciar a violência policial estadunidense diante corpos negros, sendo que para isso foram recortados três casos emblemáticos, de ampla repercussão e sobre os quais foram produzidos raps que ganharam as ruas e, mais recentemente, as redes sociais. Os casos aqui referidos são os de Rodney King, espancado por policiais em 1991, de Eric Garner, assassinado por policiais em 2014, e de George Floyd, assassinado por policiais em 2020.
PALAVRAS-CHAVE: Rap. Violência Policial. Rodney King. Eric Garner. George Floyd.
ABSTRACT: The history of American blacks is strongly related to the history of music in the United States of America. Black music can be seen as a tactical tool, in the mold of Michel de Certeau, against the strategy of dominant groups. Among the styles of music that developed in the US, Rap became one of those that expressed black resistance to oppression, being strongly marked by political and social themes. This study seeks to show how Rap was used to denounce US police violence against black bodies. For this purpose, three emblematic cases of wide repercussion were selected for this purpose, on which raps were produced and became popular on the streets and, more recently, in the social networks. The cases referred in the study are those of Rodney King, who was beaten by police officers in 1991, Eric Garner, who was murdered by police officers in 2014, and George Floyd, who was murdered by police officers in 2020.
KEYWORDS: Rap. Police violence. Rodney King. Eric Garner. George Floyd.