Edição Sobre Ontens 2022, Vol.1



A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE ARQUEOLOGIA NA PRODOCÊNCIA  

Vittoria Sampaio Neto Belizário

RESUMO: ‘A Experiência de uma estudante de Arqueologia na Prodocência’ é um artigo que conta a minha experiência no Projeto Orientalismo e como fui afetada por ele. Durante as pesquisas e criações de materiais, refleti sobre meu Dào e que tipo de pessoas e profissional eu quero ser, além de ter minha forma de ver o mundo totalmente mudada.

Palavras-chave: Dào, confucionismo, prodocência.

ABSTRACT: 'The Experience of an Archaeology Student in the Prodocência' is an article that tells my experience in the Orientalism Project and how I was affected by it. During research and material creations, I reflected on my Dào and what kind of people and professional I want to be, in addition to having my way of seeing the world totally changed.

Keywords: Dào, confucianism, prodocency.


A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ORIENTALISMO PRODOCÊNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA CHINA ANTIGA: POTENCIALIDADES E HORIZONTES DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROJETO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-DIDÁTICA

Victor Correia

Resumo: O presente artigo pretende expor e relatar aspectos da minha experiência enquanto bolsista dentro do projeto Orientalismo Prodocência da UERJ.  Não se pretende apenas descrever os resultados cultivados e postados no site, mas colocá-los em perspectiva ao demonstrar as potencialidades para a área do ensino de História que seus resultados até então produzidos. Para isso, mobilizamos certo arcabouço teórico através das discussões em Didática da História para demonstrar as possibilidades do material produzido sobre história asiática. Pretende-se especialmente explorar as potencialidades para o processo formativo discente, mais especificamente no que tange à necessidade interventiva na complexa disputa sobre a formação da consciência histórica, buscando a promoção de identidades razoáveis e humanistas quanto à consideração do Outro chinês na história.

Palavras chave: Ensino de História; China antiga; Didática da história.

Abstract:This article intends to expose and report aspects of my experience as a scholar within the Orientalismo-Prodocência project. It is not intended not only to describe the results cultivated and posted on the site, but to analyze them by demonstrating the potential for the area of teaching History that its results have produced so far. For this, we mobilized a certain theoretical framework through discussions in History didatics to demonstrate the possibilities of the material produced on Asian history. It specially intends to explore the potentialities for the students' formative process, more specifically with regard to the need for intervention in the complex dispute over the formation of historical consciousness, seeking the promotion of reasonable and humanist identities regarding the consideration of the chinese Other in history.


A PRODOCÊNCIA COMO FORMA DE SE DISTANCIAR DA VISÃO HISTÓRICA EUROCÊNTRICA 

Vivianne Almeida Barbosa

Resumo: Este artigo tem por breve intenção explicar os caminhos da prodocência, a visão histórica eurocêntrica e como as pesquisas nos projetos de prodocência podem abrir diversos caminhos distantes do eurocentrismo na área da história, trazendo a tona processos históricos vividos por países não europeus. 

Palavras-chave: Prodocência; História; Eurocentrismo

Abstract: This article briefly intends to explain the paths of prodocency, the Eurocentric historical view and how researchs in prodocency projects can open different paths away from Eurocentrism in the area of history, bringing to light historical processes experienced by non-European countries.

Keywords: Prodocency; History; Eurocentrism.


MULTIPLICIDADES E (RE)EXISTÊNCIAS DA CULTURA POPULAR

Érica Karina Silva

Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar e discutir as disputas de poder e resistências no que tange a cultura popular.  A distinção entre a ‘cultura erudita’ e ‘cultura das massas’ por muito tempo estabeleceu uma hierarquia no campo das manifestações culturais moldando a noção do que é cultura. Nesse sentido, ao discutir a noção de uma cultura plural como as ‘culturas populares’ é possível observá-la como um campo de manifestação de luta social e política. 

Palavras-chave: Cultura Popular; Relações de Poder; Resistências.

Abstract: The purpose of this article is to present and discuss the power struggles and resistances regarding popular culture. The distinction between 'high culture' and 'mass culture' for a long time established a hierarchy in the field of cultural manifestations, shaping the notion of what culture is. In this sense, when discussing the notion of a plural culture such as 'popular cultures', it is possible to observe it as a field of manifestation of social and political struggle.

Keywords: Popular Culture; Power relations; Resistances.


OLHARES DO FUNK: A EXEMPLIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA SOBRE SUJEITOS PRETOS

Gabriela Farias Oliveira

Resumo: O funk, em sua virtude, foi constituído majoritariamente por pessoas pretas, surgindo por volta do ano de 1970 - 1990 (Adriana Carvalho, 2011). De acordo com os estudos de um grupo de pesquisadoras da UNICAMP, em 1980 a população preta brasileira chegava aos seus 7 milhões, através desses dados, podemos perceber que boa parte do sistema-mundo brasileiro era constituída e ainda é, por esse povo, que se alocaram principalmente nas favelas brasileiras, após a abolição da escravatura no Brasil em 1888. Contudo, essa população, sem aparato, sem conseguir emprego e sem dignidade, foi jogada à mercê da própria sorte e, desde sempre enfrentam o racismo escancarado de um ambiente violento. Através do funk, é possível fazer uma análise acerca da violência contra a população preta, pois, esse gênero musical surgiu na favela e é cantado por esses sujeitos. 

Palavras chave: Funk; População Preta e Violência

Abstract: Funk, by virtue of its virtue, was made up mostly of black people, emerging around the year 1970/80. According to the studies of a group of researchers from UNICAMP, in 1980 the Brazilian black population reached its 7 million, through these data, we can see that a good part of the population was constituted by this people, who were allocated mainly in the Brazilian favelas, after the abolition of slavery in Brazil in 1888. However, this population, without apparatus, without finding employment and dignity, was thrown at the mercy of the Brazilian world-system, which has always faced the open racism of a violent environment. Through funk, it is possible to analyze violence against the black population, as this musical genre emerged in the favela and is sung by these subjects.

Keywords: Funk; Black Population and Violence


GÓTICAS TROPICAIS: CORPOS E DESCOLONIALIDADES EM NOSSA PARTE DE NOITE, DE MARIANA ENRIQUEZ

Marcos Antonio Leite Junior

Resumo: Este trabalho visa apresentar uma análise do livro “Nossa parte de noite” de Mariana Enriquez, por uma perspectiva descolonial. Por meio da revisão bibliográfica, constatou-se que o livro vem sendo objeto de pesquisa no exterior, onde se deu maior ênfase à ditadura, terror e sobrenatural. Sem ignorar tais temas, o principal interesse é pensar nos diferentes tipos de violência que os corpos podem sofrer, pois o corpo pode violar e ser violado, ser considerado bonito, feio, grotesco, estranho, transgressor, entre outros. Assim, “Nossa parte de noite”, uma produção latino-americana, abre espaço para pensarmos em formas plurais de se estar no mundo.

Palavras-chave: Nossa parte de noite; Descolonialidade; Corpos.

Resumen: Este trabajo tiene como objetivo un análisis del libro “Nuestra parte de noche”, de Mariana Enriquez, desde una perspectiva descolonial. A través del análisis bibliográfico, se constató que el libro ha sido objeto de investigación en el extrajero, donde se dio mayor énfasis a la dictadura, al terror y a lo sobrenatural. Sin desconocer tales temas, el principal interés es pensar en los diferentes tipos de violencia que pueden sufrir los cuerpos, porque el cuerpo puede violar y ser violado, ser considerado bello, feo, grotesco, extraño, transgresor, entre otros. Nuestra parte de noche, una producción latinoamericana, abre espacio para pensar en las formas plurales de estar en el mundo.

Palabras clave: Nuestra parte de Noche; Descolonialidad; Cuerpos.


COLABORAÇÃO DE LEOPOLD VON RANKE: A HISTÓRIA DA TEORIA DA HISTÓRIA REVISITADA

Patriciane Escórcio da Silva e Alina Silva Sousa de Miranda

Resumo:Neste artigo temos como principal objetivo indicar aspectos da caricatura lançada sobre o historiador Leopold von Ranke, reafirmando a importância de estudar a base teórica e metodológica da disciplina História. Os movimentos nessa área de estudo são indicadores das mudanças na prática disciplinar, mas também são reveladores das compreensões que podem ser lançadas sobre aqueles que passam a representar o contraponto dessas mesmas mudanças. Ao fazer esse estudo, pois, observamos a chegada do movimento dos Annales, no início do século XX, a despeito das importantes inovações, lançou sombra sobre essa figura tão importante para o nascimento da história científica no século XIX.

Palavras-chave: Teoria da história. Ranke. Annales.  

Abstract: In this article we have as main objective to indicate aspects of the caricature launched on the historian Leopold von Ranke, reaffirming the importance of studying the theoretical and methodological basis of the discipline History. By studying this area, we can see the change in disciplinary practice and the misunderstanding cast on important contributors to it. This is the case of Ranke, whose shadow over his figure is largely cast by the Annales School, in the beginning of the 20th century, despite his importance for the birth of scientific history in the 19th century.

Keywords: Theory of history. Ranke. Annales.

 

“A VIDA QUE OS SERES CRIARAM SUFOCA O SENTIMENTO E AGRILHOA A CARNE” - SYLVIA SERAFIM, A ESCRITORA

Bruna Luiza da Silva Matos

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o caso de Sylvia Serafim, que teve sua vida mudada completamente após o jornal carioca Crítica publicar uma matéria extremamente difamatória a respeito de seu divócio com o médico Ernesto Thibau Júnior, insinuando uma suposta traição por parte de Sylvia. A escritora que se destaca por sua produção intelectual e sua postura transgressora perante a sociedade da época, teve sua história apagada após tirar a vida de Roberto Rodrigues, responsável pelas ilustrações do periódico, com um tiro na barriga. Seu julgamento foi considerado histórico, uma vez que foi o primeiro a ser transmitido ao vivo pelo rádio, no ano de 1930. O trabalho também tem por objetivo evidenciar a relações de poderes profundamente assimétricas entre os sexos.

Palavras-chave: Criminalidade feminina; Jornalismo; Sylvia Serafim; Crime passional.

Abstract: The present work aims to analyze the extraordinary case of Sylvia Serafim, who had her life completely changed after the Rio de Janeiro newspaper Crítica published an extremely defamatory article about her divorce with the doctor Ernesto Thibau Júnior, insinuating an alleged betrayal by Sylvia . The writer who stands out for her intellectual production and her transgressive attitude towards the society of the time, had her story erased after taking the life of Roberto Rodrigues, responsible for the illustrations of the periodical, with a shot in the belly. His judgment was considered historic, since it was the first to be broadcast live on the radio, in 1930. The work also aims to highlight the profoundly asymmetric power relations between the sexes.

Keywords: Female criminality; Journalism; Sylvia Seraphim; Passional crime.


A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ORIENTALISMO PARA BOLSISTAS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR  

Roberta Soares da Silva 

Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência acadêmica na qual participo por meio do Projeto Orientalismo pela Bolsa Procedência, oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diante disso, o leitor será contemplado com a breve trajetória da minha experiência e da importância da construção de atividades para a formação dos graduandos em História e principalmente para o ensino de História sob a minha perspectiva desde o início do projeto até o presente momento. O projeto está se desenvolvendo como uma experiência fundamental para graduandos que através do conhecimento científico desejam conhecer as Culturas Asiáticas, em especial, a China Antiga, bem como para o Ensino de História. 

Palavras-chave: experiência; formação de bolsistas; ensino de história 

Abstract: This article aims to present an academic experience report in which I participate through the Orientalism Project by Bolsa Procedência, offered by the State University of Rio de Janeiro (UERJ). In view of this, the reader will be contemplated with the brief trajectory of the importance of building activities for the formation of undergraduates in History and mainly for the teaching of History from my perspective from the beginning of the project to the present moment. The project is developing as a fundamental experience for undergraduates who, through scientific knowledge, wish to learn about Asian Cultures, in particular, Ancient China, as well as for Teaching History. 

Keywords: experience; training of fellows; history teaching 


ENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINÁRIO NOS JOGOS ELETRÔNICOS

Lucas Pinto Soares

Resumo:Através deste artigo objetivamos ampliar o debate a respeito do uso de jogos eletrônicos, que têm como base acontecimentos históricos, como ferramenta de mídia alternativa para o ensino de história. Apontamos o imaginário que esses jogos criam nos alunos por meio de suas narrativas e cenários, dessa maneira, ao inserí-los no plano de aula devemos ter consciência dos benefícios e desafios para que seja efetiva as competências adquiridas pelos estudantes, sendo necessário o pleno domínio do docente no conteúdo do jogo e da aula e na utilização desse recurso didático. Exemplificamos dois jogos como amostra dessa mídia, The Elder Scrolls V:Skyrim e Assassins Creed Valhalla, que relatam suas histórias sob ambientações medievais, misturando acontecimentos históricos e mitológicos, criando uma experiência imersiva e didática a respeito de determinados períodos e lendas.

Palavras-chave: Ensino de história; Jogos eletrônicos; Educação.

Abstract: Through this article we aim to broaden the debate about the use of video games, which are based on historical events, as an alternative media tool for the teaching of history. We point out the imaginary that these games create in the students through their narratives and scenarios, so, by inserting them in the lesson plan, we must be aware of the benefits and challenges in order to be effective the competencies acquired by the students, being necessary the full mastery of the teacher in the content of the game and the class and in the use of this didactic resource. We exemplify two games as a sample of this media, The Elder Scrolls V:Skyrim and Assassin's Creed Valhalla, which relate their stories under medieval settings, mixing historical and mythological events, creating an immersive and didactic experience about certain periods and legends. 

Keywords: History teaching; Video games; Education.