Edição Sobre Ontens 2023, Vol.1




FILME ''QUEIMADA!" COMO UMA REPRESENTAÇÃO DA REVOLUÇÃO DO HAITI
Ana Vitória dos Anjos Marcelino

RESUMO: Neste artigo, analisaremos o filme "Queimada!" (1969), do diretor Gillo Pontecorvo, como um exemplo de peça midiática que mostra a Revolução do Haiti de uma forma mais fiel à história, sem alterar muito quem a realizou e o que usou. O longa-metragem narra a história de um representante inglês, Sir William Walker, que é enviado para uma ilha caribenha fictícia colonizada por portugueses, Queimada, a fim de provocar uma revolta que favoreça a transferência do domínio comercial da ilha para a Inglaterra. A partir disso, o filme demonstra a partir do uso da violência, as consequências do processo revolucionário e os seus maiores desafios. Também, iremos tratar brevemente sobre como o Vodu teve um papel crucial na Revolução do Haiti.


A VIDA NAS FOTOS DE TULSA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL DA IMAGÉTICA DE LARRY CLARK
Antonio Ferreira da Silva Júnior

RESUMO: O trabalho a seguir tem por objetivo promover uma análise histórico-social da coleção fotográfica intitulada “Tulsa”, autobiografia visual produzida pelo fotógrafo e cineasta Larry Clark. Publicada no ano de 1971, o fotolivro se encarrega de retratar a juventude transviada de Tulsa, Oklahoma, cidade homônima ao nome da coleção, durante o pico da crise de anfetaminas nos Estados Unidos da América.

 
PÉS DESCALÇOS: A TRAGÉDIA DE HIROSHIMA E OS ARMAMENTOS NUCLEARES
Arthur Bernardo de Souza Teixeira

RESUMO: Através da obra em quadrinhos japonesa Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços), é possível identificar as sequelas da Segunda Guerra Mundial para os japoneses. Através dos quadrinhos o autor, Keiji Nakazawa, utiliza um relato de caráter autobiográfico, que lembrava do período da sua própria tragédia, na qual identificamos algumas similaridades com o próprio protagonista, que atua como seu alter ego. O objetivo deste trabalho é através dessa obra é analisar e compreender os efeitos e o temor gerado pelas armas nucleares naqueles que foram bombardeados pelos Estados Unidos, com as bombas "Little Boy" e "Fat Man", tendo sofrido em primeira mão as consequências do poder aterrorizante, destas novas armas, um espaço complexo onde a experiência e o trauma atuam na representação de uma catástrofe nuclear em um contexto de guerra fria, 1972, o ano de produção do mangá.

 
"OS LEÕES DE BAGDÁ": ILUSTRANDO O POTENCIAL DAS GRAPHIC NOVELS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Cainã Lima Novaes dos Santos

RESUMO: Discutir a possibilidade do uso da graphic novel "Os Leões de Bagdá" em sala de aula para abordar o tema da Guerra do Iraque, mas também matizar a possibilidade do uso de modo geral das graphic novels e destacar a diversidade de temáticas abordadas por diferentes obras que podem ser aliadas do professor, isto é, mostrar como as HQ's não podem ser reduzidas a um ou outro gênero específico, mas utilizada amplamente nas mais diversas aulas.

 
O DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONSCIÊNCIA DOS ANDROIDES E O LIMITE ENTRE HUMANOS E MÁQUINAS EM: DETROIT BECOME HUMAN (2018)
Gabriel Santos de Oliveira
 
RESUMO: Neste artigo, iremos analisar o avanço da inteligência artificial e a criação dos androides e o desenvolvimento da autoconsciência destes no jogo "Detroit: Become Human", lançado mundialmente em maio de 2018 pela empresa Quantic Dream, dirigido e escrito por David Cage. Nesse contexto, o estudo será baseado em uma história numa cidade futurística de Detroit, nos Estados Unidos, no ano de 2038, no qual a empresa de tecnologia CyberLife revolucionou a história da humanidade ao criar androides humanoides para fins comerciais e exercerem as funções sociais como mecânicos, entregadores, policiais, babás e etc. Porém, após essas máquinas desenvolverem consciência, passaram de Androides para "Divergentes", fugindo e desobedecendo os humanos, procurando viverem livres e longe das explorações. Logo, veremos, neste artigo, o desenvolvimento das emoções dessas máquinas e colocaremos uma questão a partir do que seria o limite entre humanos e máquinas.


FULLMETAL ALCHEMIST E O TOTALITARISMO:  A IMPORTÂNCIA DE UMA FONTE ACADÊMICA NÃO TRADICIONAL COMO OBJETO EDUCACIONAL PARA SE ENTENDER IDEOLOGIAS DE EXTREMA-DIREITA
Helena Rotava

RESUMO: O trabalho em questão visa discutir a utilização deste tipo de fonte, que é subestimada no curso superior educacional, e compreender como ela é capaz de trazer pautas importantes a serem discutidas, que se conectam à realidade humana. Fullmetal Alchemist, como uma fonte quadrinista, reforça a importância de se entender as ideologias de extrema direita. Vindo de um mangá, uma fonte de estudo não tradicional, é interessante abrir-se para novas maneiras de visualizar o fazer histórico.


ENTRETENIMENTO E HISTÓRIA: O NEOMEDIEVALISMO E A "MEDIEVALIDADE" NOS JOGOS DIGITAIS
Heloíza Tavares Gonçalves Correia

RESUMO: O presente trabalho busca uma reflexão acerca da utilização de jogos para o ensina de história da Idade Média em salas de aula. Com o objetivo de afastar-se dos estigmas lançados à Idade Média, pretendemos abordar outros conceitos, que podem ser evidenciados em enredos de filmes, séries ou jogos, como é o caso da fonte escolhida, num contexto de consumo de cultura popular, onde temos a produção de diversas obras com temáticas neomedievalistas e de medievalidade.

 
A ERA JK E O QUARTO DE DESPEJO
Janine Magarão das Neves
 
RESUMO: O Quarto de Despejo são relatos por meio de um diário de uma catadora de papel chamada Carolina Maria de Jesus, mãe, preta e favelada que se vê desamparada pelo governo vigente, na época que escreve, década de 60 no governo Jk, que fomentava progresso. Nessa ideia de progresso, o documento nos elucida as maiores angustias de Carolina que é a fome e nos transporta para um período conhecido na história brasileira como momento de modernidade no país e crescimento de industrias no país nos levando a crescimento econômico, que não chegou nessas pessoas faveladas. Por meio desse diário, Carolina explicita que quem deveria governar o país é quem já passou fome porque só assim saberiam o que ela passa com os seus três filhos. Sendo mãe solteira ela vive estigmatizada pela sociedade que é bombardeada por propaganda de mulheres que deveriam seguir diversos protocolos do que fazer ou não fazer casadas, e se não estão casadas, que procurassem maridos porque mulher solteira em período de se casar seria uma desonra. E é nesse momento que Carolina esta inserida, um progresso que não vem e sendo bombardeada por intervenções de pessoas que a maldiziam por ser mãe solteira na favela, nos relevando para quem merece afetos e levando em consideração a sociedade conservadora, o casamento seria uma saída para seus infortúnios?


ASSASSIN'S CREED MIRAGE: OS JOGOS ELETRÔNICOS SOB UM NOVO OLHAR DE ENSINO DE HISTÓRIA
Lucas Pereira Arruda

RESUMO: Jogos eletrônicos são ferramentas que proporcionam aos públicos de todas as gerações divertimento e relaxamento durante o dia a dia. Com o crescimento da indústria de games, os temas aglutinados para idealização dos mesmos crescem exponencialmente dando visibilidade a temas frequentemente abordados pela historiografia e que com o devido amparo de um profissional educador podem ser utilizados como suporte na aprendizagem.
 

ENTRE HISTÓRIA E A ARTE MUSICAL, UM DIÁRIO ADENTRA À DANÇA
Nicollas Albano de Carvalho Bernardino
 
RESUMO: Partindo de um pressuposto base que afirma às incógnitas referente ao passado, realizadas pelo historiador em seu métier, postadas a partir das elucubrações do tempo presente (como afirmadas por Marc Bloch); neste artigo tratamos da música como fonte de análise histórica para realçar os elementos das questões pertinentes ao período hodierno, o que, também, já vigora a longas durações. Neste sentido, a música selecionada se intitula “Diário de Um Detento”, da banda de rap Racionais MC’s, tal obra, tantas vezes discutida, retrata o dia do Massacre do Carandiru, em 1992, no Estado de São Paulo, tendo como resultado a morte de 111 detentos e, um ano depois, assumidamente, gera o surgimento do PCC. Esta música possui respostas para o norte da delimitação interrogativa mencionada, o que gira em um plural de questões como: até onde os Direitos Humanos são válidos e respeitados no Brasil - principalmente em se tratando do tema central da música; se a arte periférica pode servir para alguma reflexão hodiernamente - sua finalidade - e para a história (bem como de seu fazer); o entendimento do que é violência num contexto de penalização e castigo, como o da prisão, e suas correlações com espaços periféricos de liberdade, ambos envolto de uma necropolítica programada e atrelados ao papel da arte não hegemônica em sua confluência e transvalor perpassados no espaço e no tempo - entre posições sociais, entre o Brasil e o Mundo. A finalidade geral está na contradição entre a garantia da segurança das leis, a arte como mecanismo de denúncia e as contestações teóricas em relação aos movimentos artísticos do final do século XX e início do XXI.


TÚMULO DOS VAGA-LUMES: A SOCIEDADE E O NACIONALISMO JAPONÊS
Vivianne Almeida Barbosa

RESUMO: Trazendo a triste animação de 1988, O Túmulo dos Vagalumes, de Isao Takahata, o artigo se propõe a analisar a estruturação nacionalista ao longo dos anos, suas decisões, como por exemplo a aliança do Japão ao Eixo, os discursos negacionistas diante conflitos e massacres envolvendo outras nações e os resquícios, ainda bastante enraizados, na atual sociedade japonesa.


ARTIGOS LIVRES

LISBETH SALANDER DO FILME “OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES” (MÄN SOM HATAR KVINNOR, 2009): REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Nadia Maria Guarizacar e Caroline Yelaia Marinho

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar como a violência de gênero é representada no filme “Os Homens que não amavam as mulheres” (Män som hatar kvinnor, 2009) do diretor de cinema Niels Arden Oplev, no qual a protagonista sofre e presencia uma série de situações de violências da infância a vida adulta, evidenciando assim, a importância do cinema como fonte historiográfica para essas representações da violência. Optou-se pelo conceito de violência de gênero que segundo Saffioti (2001) abrange vítimas como mulheres, crianças e adolescentes de ambos os sexos.  Partimos da compreensão da afirmação de Joan Scott (1995) de que o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder, inclusive com o exercício da violência.


MATERNALISMO E COMBATE: AS MILITARES NA REVISTA VERDE-OLIVA (2006-2019) 
Fernanda Telma

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar representações de gênero, referentes a mulheres militares, presentes na Revista Verde-Oliva, no período de 2006 a 2019. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa, enfocando as matérias (reportagens, notícias), propagandas e capas que aparecem as mulheres militares. O estudo foi dividido em: uma breve abordagem sobre a entrada de mulheres no Exército Brasileiro; análise da construção do periódico Verde-Oliva e; por meio dessa fonte, a análise de representações de gênero, voltadas às militares, presentes na revista. Como método, realizo o levantamento de informações referentes ao periódico: periodicidade, distribuição, composição da equipe, estrutura e temáticas; na sequência analiso de maneira qualitativa as reportagens e capas sobre as militares. Desse modo, foi possível observar uma dualidade e uma fusão de representações: ora as militares estão postas sob a égide de um feminino maternal, ora sob um feminino combatente; contudo, em algumas matérias e capas, as militares passam a ser uma fusão desses ideais. A Revista Verde-Oliva se caracteriza como um espaço de (re)construção da identidade militar, representando os valores da hierarquia, disciplina e da tradição, exteriorizando as concepções referentes a gênero (e outras) por parte de seus (suas) organizadores(as).