Edição Sobre Ontens 2024-1




HISTÓRIA E A QUESTÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO ESTADO DA BAHIA (2024)
Ayrton Matheus da Silva Nascimento

Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a percepção docente acerca dos principais desafios ao trabalhar com questões ambientais no domínio da disciplina de História, a fim de perceber quais estratégias têm sido empregadas por esses professores. Com o intuito de propor reflexões que possam mitigar os prejuízos ambientais e seus efeitos, além de direcionar reflexões que possam ser incorporadas às aulas de História, buscamos entrevistar um professor da educação básica da rede municipal de ensino no estado da Bahia, a partir da aplicação de um questionário. Metodologicamente, buscamos ancorar nossa análise a partir de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e interpretativo, lida sob as técnicas da análise de conteúdo. Nossas análises nos permitiram perceber que, embora o campo disciplinar da História trabalhe baseado no pressuposto da correlação indissociável entre homem e natureza, e tenha dado passos significativos alicerçados no trabalho interdisciplinar e na promoção de projetos escolares, fruto do esforço cotidiano dos professores, deveria existir uma maior especificidade, por se tratar de uma questão tão importante à espécie humana e aos nossos dias.
Palavras-chave: Meio ambiente. Ensino. Práticas pedagógicas.


MATERIALISMO HISTÓRICO COMO PARADIGMA HISTORIOGRÁFICO: APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE REVOLUÇÃO
Bruno José Yashinishi e Cristovão Machado Gouveia

Resumo: Nesse artigo, compreende-se o Materialismo Histórico enquanto um paradigma histográfico e, como tal, apresenta uma gama de conceitos e fundamentos particulares capazes de teorizar a história e compreender o movimento histórico a partir das contradições inerentes aos diversos modos de produção ao longo do tempo. Um dos principais conceitos dessa perspectiva teórica é o de revolução, amplamente desenvolvido nos escritos marxianos e marxistas e que fulgura enquanto um termo fundamental relacionado a outros conceitos, como o de classes sociais, luta de classes e modos de produção. Nesse sentido, objetiva-se nesse artigo apresentar o conceito de revolução presente em obras de Marx e Engels, como também as reflexões de Florestan Fernandes para, assim, compreender a importância desse conceito para o Materialismo Histórico, bem como para a própria história e historiografia.
Palavras-chave: materialismo histórico. paradigma historiográfico. revolução. 


TEORIA DAS ELITES POLÍTICAS E O JOGO DO PODER: UMA BREVE DISCUSSÃO
Daniel Rodrigues de Lima e Erick de Brito Sampaio

Resumo: O estudo das elites políticas e do poder revela complexas dinâmicas sociais. Autores como Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu oferecem perspectivas distintas sobre o tema, destacando a influência das elites na distribuição de poder e riqueza. Críticas à concentração de poder e desigualdade são levantadas, enfatizando a importância da participação cívica e da democratização das instituições políticas. As teorias discutidas ressaltam a necessidade de mecanismos democráticos robustos para limitar o poder das elites e promover uma governança mais inclusiva e justa. 
Palavras-chave: Elites Políticas. Poder. Democracia. Desigualdade. Participação Cívica.


DEMOCRACIA E DITADURA MILITAR BRASILEIRA: RELAÇÕES DENTRO DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
Débora Zai Potulski

Resumo: Ao fazer a análise de alguns livros didáticos direcionados para a disciplina de Educação Moral e Cívica e os documentos oficiais aos quais obedecem, nota-se uma tendência em comum entre eles quanto ao significado de democracia, bem como uma discrepância na maneira de a propor. Dentre as tendências, percebe-se a alusão a uma democracia ligada ao cristianismo, às vezes de maneira sucinta, e em outras de maneira explícita, direcionando-se de forma contrária ao proposto pela Comissão Nacional de Moral e Civismo e pelo Conselho Federal de Educação, os quais inseriam a disciplina, e todo o conteúdo que deveria estar disposto aos alunos, numa aconfessionalidade. 
Palavras-chave: Educação Moral e Cívica; Democracia; Ditadura Militar Brasileira.


MEMÓRIA E PERCEPÇÕES DO TEMPO E DA TEMPORALIDADE NO OCIDENTE PÓS-1989
George Zeidan Araújo

Resumo: Nas sociedades ocidentais contemporâneas, a memória tem emergido como uma das principais preocupações culturais e políticas nas últimas décadas. Esse permanente olhar em direção ao passado parece estar em contradição com a obsessão pelo futuro, tão característica da sociabilidade dessas mesmas sociedades durante boa parte do século XX. Contudo, alguns autores defendem que toda essa preocupação com a memória poderia estar intimamente relacionada a novas formas de percepção do tempo no Ocidente pós-1989. No que diz respeito à memória histórica, usualmente utilizada para ligar determinada comunidade ou nação ao “seu” passado e às “suas” tradições – ainda que inventadas, ressignificadas, adaptadas – também teria havido uma transformação substancial. Assim, partindo dessas reflexões, o objetivo deste trabalho é discutir sobre como a proliferação dos discursos de memória e o surgimento de uma “cultura museal” na contemporaneidade incidem sobre as maneiras com que percebemos o presente, o passado e o futuro.
Palavras-chave: História, Memória, Tempo, Temporalidade, Contemporaneidade


POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E LIVROS DIDÁTICOS: PNLD E ENSINO DE HISTÓRIA
Mariana de Sá Gaspar

Resumo: O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), política pública voltada aos livros didáticos vigente atualmente no Brasil, sofreu modificações especialmente desde a publicação do Novo Ensino Médio e da homologação da Base Nacional Comum Curricular. Para refletir sobre tais mudanças que impactam diretamente no ensino e na aprendizagem da História, abordo neste artigo um breve histórico das políticas públicas do Estado brasileiro voltadas aos livros didáticos, o surgimento do PNLD e suas características, bem como suas últimas modificações. Tais discussões foram desenvolvidas em meu trabalho inicial de pesquisa de mestrado acadêmico em Didática da História.
Palavras-chave: ensino de História; livros didáticos; Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 


OS DEZ LAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO: UM ANTIGO TEXTO CHINÊS PARA PROBLEMAS ATUAIS DE APRENDIZAGEM
André Bueno

Resumo: O objetivo deste breve texto é propor uma provocação intelectual sobre os problemas atuais de aprendizagem e leitura a partir da conexão com um texto chinês do século 13, intitulado 'Dez Lamentos sobre a Educação' de Chen Yuanjing. Como veremos, alguns desafios relacionados a construção de conhecimento e a aquisição de ideias parecem ser mais antigos e recorrentes do que usualmente supomos. Segue ainda uma tradução desse texto inédito em língua portuguesa.
Palavras Chave: Ensino; Aprendizagem; Leitura; História; Sinologia.