Edição Sobre Ontens 2024-2



 A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CADERNO DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO
Ayrton Matheus da Silva Nascimento

Resumo: A necessidade de trabalharmos com a questão ambiental em nossos dias é fundamental, frente às desestruturações ambientais e aos efeitos que temos experienciado. Nesse contexto, buscamos analisar como a educação ambiental é definida a partir do Caderno de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, sendo este um dos principais documentos responsáveis por nortear e subsidiar os direcionamentos para o trabalho teórico e prático relacionados à educação, ao ensino e à responsabilidade de conscientização ambiental no contexto educacional brasileiro. Do ponto de vista metodológico, dialogamos com a análise de discurso, em uma abordagem de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa). Com isso, evidenciamos a presença de uma concepção de educação ambiental na qual os estudantes são instados a perceber, de maneira correlacionada e contextual, os problemas ambientais, a limitação dos recursos naturais e a problematização de possíveis soluções, considerando seus efeitos na sociedade. Ressaltamos, assim, a importância de documentos educacionais que primem por definições sensíveis aos processos formativos de aprendizagem e às questões centrais no que dizem respeito aos modos de vida e ao uso dos recursos, levando em consideração nossa sociedade e o meio ambiente de maneira ecológica.
Palavras-chave: Legislação Educacional. Ecologia. Ensino.

Abstract:Addressing environmental issues has become paramount in today's world, in light of the escalating environmental disruptions and their far-reaching consequences. In this context, this study delves into the conceptualization of environmental education as outlined in the "Caderno de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo" (Notebook of the Environment, Environmental Education, and Consumer Education). This pivotal document serves as a guiding framework for theoretical and practical endeavors in environmental education, teaching, and fostering environmental awareness within the Brazilian educational landscape. Employing a qualitative approach grounded in discourse analysis, this study unveils a conception of environmental education that encourages students to perceive environmental problems, the finiteness of natural resources, and the potential for solutions in a correlated and contextual manner, taking into account their societal implications. The study underscores the significance of educational documents that prioritize definitions attuned to the learning process and the core issues surrounding lifestyles and resource utilization, considering our society and the environment in an ecological framework.
Keywords: Educational Legislation. Ecology. Teaching.


FONTES HISTÓRICAS: O USO DE FONTES DIVERSIFICADAS EM SALA DE AULA
Cleni Lopes da Silva

Resumo: Pensando-se em contribuir para um ensino e uma aprendizagem de História de forma efetiva, elaboramos o presente artigo que visa realizar uma pesquisa em sala de aula para identificar quais fontes históricas estão sendo utilizada, a respeito do que são fontes históricas e sobre a diversidade e possibilidades de uso delas no ensino e na aprendizagem de História. Para tanto, será abordada questões acerca de ensino de história, da necessidade da escola e do professor buscar novas metodologias de ensino, bem como a apresentação de algumas fontes adequadas para o uso em sala de aula que objetivam despertar o interesse do aluno e motivá-lo a pesquisa e a aprendizagem histórica. O livro didático não deve ser o único recurso pedagógico utilizado em sala de aula, existem diversas fontes possíveis de uso para o ensino de História.
Palavras-Chaves: Ensino de História. Fontes não documentais. Ensino/aprendizagem.

Abstract: Thinking about contributing to the teaching and learning of History effectively, we created this article that aims to carry out research in the classroom to identify which historical sources are being used, about what historical sources are and about diversity and possibilities for using them in teaching and learning History. To this end, questions will be addressed about teaching history, the need for schools and teachers to seek new teaching methodologies, as well as the presentation of some sources suitable for use in the classroom that aim to arouse student interest and motivate students. lo research and historical learning. The textbook should not be the only pedagogical resource used in the classroom, there are several possible sources of use for teaching History.
Keywords: History Teaching. Non-documentary sources. Teaching/learning.


OPERÁRIO DO TEMPO:  REFLEXÕES SOBRE O OFÍCIO DO HISTORIADOR
Jéfferson Balbino

RESUMO: Com o advento da tecnologia e, conseguintemente, o crescente uso das redes sociais há uma necessidade – por parte de muitos indivíduos – de emitir opiniões analíticas sobre todos os assuntos, principalmente, de espectro sociopolítico, e com tal propriedade que só deveria caber àqueles que realmente entendem do metiê: os historiadores. Nesse sentido, a partir da obra historiográfica de Marc Bloch, o presente artigo visa analisar o ofício do historiador. E, também, discutiremos acerca da base formativa desse profissional no tocante às questões metodológicas do campo de estudo da História. 
Palavras-chave: Historiadores; Ofício; História. 

ABSTRACT: With the advent of tecnology and afterward the increase use of social networks there is a need from much individuals of say political opinion about all kind os issues, mostly of political spectre and with the property which only should fit to those who really understand the issue: the historians. In this sense based on the historiographic research of Marc Bloch, the present article target to analyse the work of the historian. And we will discuss as well the formative base of this profesional around the methodological issues in the field of the study of History. 
Keywords: Historians; Work of a Historian; History. 


A PRODUÇÃO SOBRE OS INDÍGENAS NA HISTÓRIA EM ALAGOAS: 1996 A 2008. ANÁLISE DA DIMENSÃO COGNITIVA E DA CULTURA HISTÓRICA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Jonathan Vieira da Silva

RESUMO: Este artigo analisa as obras publicadas em Alagoas de 1996 a 2008 sobre os indígenas na História em Alagoas, utilizando a teoria da Cultura Histórica e enfocando a dimensão cognitiva da cultura histórica. Buscou-se compreender a influência dessas perspectivas na formação da cultura histórica dos/as professores/as de História em Alagoas. Autores como Rüsen (2010), Maria Auxiliadora Schmidt (2014), Bodo Von Borries (2018) contribuíram para compreensão da consciência histórica e da cultura histórica, explorando suas dimensões estéticas, cognitivas e políticas. A análise foi realizada destacando a importância da cultura histórica para a formação da consciência histórica, abordando as competências de interpretação, orientação e experiência moldando nossa percepção do passado. As obras publicadas no citado período em Alagoas, com um recorte geográfico e temporal específico. Os resultados evidenciaram as tentativas do apagamento dos indígenas na História em Alagoas e uma abordagem superficial sobre os nativos apenas como dados estatísticos. Isso refletindo uma cultura histórica invisibilizando essa população e influenciando a formação da consciência tradicional dos/as professores/as. Em conclusão, este artigo destacou a importância das pesquisas sobre os indígenas em Alagoas e as influências na cultura histórica dos/as docentes de História. 
Palavras-chave: História indígena, cultura histórica, formação de professores.

Abstract: This article analyzes works published in Alagoas from 1996 to 2008 concerning Indigenous people in the history of Alagoas, using the theory of Historical Culture and focusing on the cognitive dimension of historical culture. The study aimed to understand the influence of these perspectives on the formation of the historical culture of history teachers in Alagoas. Authors such as Rüsen (2010), Maria Auxiliadora Schmidt (2014), and Bodo Von Borries (2018) contributed to the understanding of historical consciousness and historical culture, exploring their aesthetic, cognitive, and political dimensions. The analysis highlighted the importance of historical culture in the formation of historical consciousness, addressing the competencies of interpretation, orientation, and experience that shape our perception of the past. The works published in the specified period in Alagoas, with a specific geographical and temporal focus, were examined. The results revealed attempts to erase Indigenous people from the history of Alagoas and a superficial approach to the natives, treating them merely as statistical data. This reflects a historical culture that makes this population invisible and influences the traditional consciousness of teachers. In conclusion, this article emphasized the importance of research on Indigenous people in Alagoas and its influences on the historical culture of history teachers.
Keywords: Indigenous history, historical culture, teacher education.


A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS A CULTURA ESCOLAR
Luciano Araujo Monteiro

Resumo: Este estudo visa problematizar o conceito de cultura escolar, tendo por foco apresentar os atores que a compõem, assim como a estrutura que confere vida a este termo, como o material didático utilizado ou produzido pela instituição de ensino, edificação escolar, relação aluno e professor, etc. São utilizados como referências autores que problematizam a educação e o ensino de história, tendo por foco a escolarização na educação básica.
Palavras-chave: Cultura Escolar; Autonomia; Educação.

Abstract: This study aims to problematize the concept of school culture, focusing on presenting the actors that make it up, as well as the structure that gives life to this term, such as the teaching material used or produced by the educational institution, school building, student and teacher relationship, etc. Authors who problematize education and the teaching of history are used as references, focusing on schooling in basic education.
Keywords: School Culture; Autonomy; Education.


CLUBE DE LEITURA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL: LITERATURA E APRENDIZAGENS HISTÓRICAS EM “O PRÍNCIPE E O MENDIGO” (1881) DE MARK TWAIN
Marcos de Araújo Oliveira

RESUMO: A Secretaria Estadual de Educação da Bahia cada vez mais investe em políticas de fortalecimento da Educação Integral, visto no incentivo de programas educacionais como o “Educa + Bahia”, responsável por promover oficinas de fortalecimento das aprendizagens, ampliando a jornada e enriquecendo os currículos na rede. Num viés pedagógico de construção de saberes, foi aplicado no CETEP-PNI, colégio de Tempo Integral do Semiárido baiano, por meio da oficina “Clube de Leitura”, o debate da obra “O Príncipe e o Mendigo “ (1881), romance histórico do escritor Mark Twain. A narrativa aborda o contexto inglês do século XVI, evidenciando elementos históricos e ficcionais da corte Tudor, tendo como protagonistas Eduardo, o filho do rei Henrique VIII e Tom Canty, jovem mendigo de Londres, que ao constatarem serem idênticos, trocam de lugar e passam a viver a vida um do outro. Por meio das reflexões engajadas na leitura e debate dessa obra, foi possível discutir com os estudantes temas como: desigualdade social, religião, política, sistemas de poder, justiça e cidadania, incentivando-os a leitura e ao posicionamento crítico no mundo e sua própria realidade, possibilitando novas aprendizagens históricas.
Palavras-chave: Educação Integral, O príncipe e o Mendigo, Mark Twain, Corte Tudor, Aprendizagens históricas.

ABSTRACT: The State Department of Education of Bahia increasingly invests in policies to strengthen Integral Education, seen in the encouragement of educational programs such as “Educa + Bahia”, responsible for promoting workshops to strengthen learning, expanding the journey and enriching curricula in the network. In a pedagogical perspective of knowledge construction, the debate on the work “The Prince and the Pauper” (1881), a historical novel, was applied at CETEP-PNI, a full-time school in the Bahian Semiarid region, through the “Reading Club” workshop. by writer Mark Twain. The narrative addresses the English context of the 16th century, highlighting historical and fictional elements of the Tudor court, with the protagonists Edward, the son of King Henry VIII, and Tom Canty, a young beggar from London, who, upon realizing that they are identical, switch places and pass living each other's lives. Through reflections engaged in reading and debating this work, it was possible to discuss with students topics such as: social inequality, religion, politics, systems of power, justice and citizenship, encouraging them to read and critically position themselves in the world and their own reality, enabling new historical learning.
Keywords: Integral Education, The Prince and the Pauper, Mark Twain, Tudor Court, Historical learning.


REFLEXÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 E A SALA DE AULA
Rodrigo Carlotto e Tatiane Soethe Szlachta

Resumo: O presente trabalho visa refletir a respeito da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena, estabelecido através da lei 11.645/2008, bem como avaliar a percepção dos estudantes de educação básica sobre a importância da valorização da história e cultura indígena. Pensando nisso, o texto será dividido em duas partes. A primeira versa sobre o processo que levou a instituição da lei 11.645/2008 e traz reflexões acerca de sua importância. A segunda aborda os posicionamentos dos estudantes de educação básica sobre o ensino da temática.
Palavras-chave: Lei 11.645/2008; Ensino de História; Ensino de História Indígena.

Abstract: The present work aims to reflect on the mandatory teaching of indigenous history and culture, established through law 11,645/2008, as well as to evaluate the perception of basic education students about the importance of valuing indigenous history and culture. With this in mind, the text will be divided into two parts. The first deals with the process that led to the establishment of law 11,645/2008 and brings reflections on its importance. The second addresses the positions of basic education students on teaching the subject.
Keywords: Law 11,645/2008; Teaching History; Teaching Indigenous History.