Edição Sobre Ontens 2025-1

 



DA PESQUISA À SALA DE AULA: YOUTUBE COMO POSSIBILIDADE ANALÍTICA
André Wesley Barbosa Oliveira

Resumo:Este texto investiga o uso do YouTube como uma ferramenta para a criação, disseminação e ensino de história, sublinhando sua importância para a pesquisa e para o ensino. Como um espaço de compartilhamento, o YouTube possibilita que historiadores, educadores e entusiastas da história desenvolvam e acessem uma variedade de materiais, favorecendo a troca entre conhecimentos acadêmicos e populares. No âmbito da pesquisa historiográfica, a plataforma oferece a chance de examinar como as narrativas históricas são formadas, a difusão de ideias e o papel dos vídeos como fontes e objetos de análise. Na educação formal, o YouTube pode complementar o ensino de história por meio de recursos visuais e relatos atuais que relacionam o passado com o presente. Entretanto, sua utilização também apresenta limitações e desafios, como a propagação de dados imprecisos e a superficialidade em algumas abordagens. Esses aspectos serão discutidos a partir de uma análise teórica sobre História Pública Digital, enfatizando os debates sobre o rigor acadêmico e as implicações educacionais no uso da plataforma.
Palavras chave: História; YouTube; Ensino de História. 

Abstract: This paper investigates the use of YouTube as a tool for the creation, dissemination and teaching of history, highlighting its importance for research and teaching. As a space for sharing, YouTube enables historians, educators and history enthusiasts to develop and access a variety of materials, fostering the exchange of academic and popular knowledge. In the context of historiographical research, the platform offers the opportunity to examine how historical narratives are formed, the diffusion of ideas and the role of videos as sources and objects of analysis. In formal education, YouTube can complement the teaching of history through visual resources and current accounts that relate the past to the present. However, its use also presents limitations and challenges, such as the dissemination of inaccurate data and the superficiality of some approaches. These aspects will be discussed based on a theoretical analysis of Digital Public History, emphasizing the debates on academic rigor and the educational implications of using the platform.
Keywords: History; YouTube; History Teaching.


A IDEOLOGIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: BREVES APONTAMENTOS
Stephanie Barros Araújo
Alisson Slider do Nascimento de Paula

RESUMO: Esta pesquisa busca discorrer como a ideologia de um movimento educação para todos interfere na formação, bem como na prática docente dos trabalhadores da educação que, por seu turno, são responsáveis por compartilhar os saberes socialmente produzidos e historicamente acumulados. Se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, visto que trata o objeto de estudo como um complexo de complexos, isto é, sua análise se dá através de sucessivas aproximações, portanto o paradigma epistemológico adotado neste texto é o crítico-dialético. Considera-se que a formação do professor, para a ideologia educação para todos, deve ser minimamente eficiente no campo da reflexão. Com efeito, ao professor é dada uma máscara ideológica com duas faces: a do caminho para a ascensão, e a de responsável pela formação subversiva dos “cidadãos”.
Palavras-chave: Ideologia. Educação para todos. Formação docente.

ABSTRACT: This research seeks to discuss how the ideology of an education for all movement interferes in the training, as well as in the teaching practice of education workers who, in turn, are responsible for sharing the socially produced and historically accumulated knowledge. This is a bibliographical research with a qualitative approach, since it treats the object of study as a complex of complexes, that is, its analysis occurs through successive approximations, therefore the epistemological paradigm adopted in this text is the critical-dialectical one. It is considered that teacher training, for the education for all ideology, must be minimally efficient in the field of reflection. In effect, the teacher is given an ideological mask with two faces: that of the path to ascension, and that of being responsible for the subversive training of “citizens”.
Keywords: Ideology. Education for all. Teacher training.


REPRESENTAÇÕES DE FÉ: A DEVOÇÃO AOS SANTOS CATÓLICOS EM LOUVORES SERTANEJOS (c. 1950 - c. 1980) 
Emerson José Ferreira de Sousa

Resumo: A partir das representações religiosas obtidas de cânticos benditos e de músicas de Luiz Gonzaga, este artigo objetiva analisar aspectos da prática devocional em torno dos santos católicos que permeou o contexto religioso do sertanejo nordestino entre 1950 e 1980. No campo teórico-metodológico, fizemos uso das acepções de Chartier (1990) para refletir sobre a maneira como as representações incidem sobre a cultura que define os sertões. Analisamos o papel da cultura do catolicismo em dois sentidos principais. Primeiro, abordamos aspectos históricos da religiosidade católica relacionados ao discurso da Igreja que, quando presentes nas características socioculturais atribuídas aos sertanejos, representaram a prática religiosa destes para com os santos, e depois compreendemos de que modo os exemplos obtidos das santidades, quando inscritos no cotidiano dos sertões, influenciaram para uma caracterização da prática devocional em torno deles. 
Palavras chave: Representação; religiosidade; sertões

Abstract: From the religious representations obtained from sacred hymns and the music of Luiz Gonzaga, this article aims to analyze aspects of the devotional practices around Catholic saints that permeated the religious context of the sertanejo from northeast of Brazil between 1950 and 1980. From a theoretical and methodological perspective, we utilized the concepts of Chartier (1990) to reflect on how representations impact the culture that defines the sertões of northeast Brazil. We analyzed the role of Catholic culture in two main senses. First, we addressed historical aspects of Catholic religiosity related to the Church's discourse, which, when present in the sociocultural characteristics attributed to the sertanejos, represented their religious practices toward the saints. Then, we understand how examples drawn from sanctities, when embedded in the daily life of the sertões, contributed to characterizing the devotional practices around them. 
Keywords: Representation; religiosity; sertões


OS IMPACTOS DA BNCC SOBRE A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE TEMPO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL (2017-2020)
Rafael Schier Granado

Resumo: No estudo que desenvolvemos a seguir propomos uma investigação sobre as formas como a teoria da História é apresentada no ambiente escolar, garantindo especial enfoque ao conceito de Tempo Histórico e a alguns de seus conceitos correlatos, para buscar o ambiente escolar nos debruçamos sobre alguns livros didáticos utilizados no 6º ano do ensino fundamental, dos editais de 2017 e 2020 do Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Para elaboração do trabalho nos valemos da metodologia descritiva-qualitativa e com suporte na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Buscamos aqui entender quais são os impactos da Base Nacional Comum Curricular para a estruturação destes conteúdos nas obras didáticas, posto que foi o novo currículo que estabeleceu a obrigatoriedade do conteúdo teórico nos livros didáticos. E encontramos na elaboração do componente do Tempo Histórico elementos de uma historiografia tradicional, mas também algumas formas de resistência com a presença de tópicos mais modernos que remontam à outras concepções historiográficas.
Palavras-Chave: Tempo Histórico; Ensino de História; BNCC

Abstract: In this study, we investigate the presentation of History theory in the school environment, with a particular focus on the concept of Historical Time and its associated ideas. To examine the educational context, we analyzed several textbooks used in the 6th grade of elementary education, specifically those from the 2017 and 2020 editions of the National Textbook Program (PNLD). Employing a descriptive-qualitative methodology supported by Laurence Bardin's Content Analysis, we aim to understand the impact of the National Common Curricular Base (BNCC) on the structuring of these contents in textbooks. The BNCC mandates the inclusion of theoretical content in textbooks, and we explore how this has influenced the presentation of Historical Time. Our analysis reveals elements of traditional historiography, alongside some resistance to the inclusion of modern topics that reflect alternative historiographical 
Keywords: Historical Time; History Teaching; BNCC