Edição Sobre Ontens 2025-3


ALGUMAS TEORIAS DO CURRÍCULO: O CASO DA BNCC ATÉ 2018

Jussara Viana Bezerra Ferreira

Resumo: As questões que envolvem à produção dos currículos escolares vêm sofrendo modificações por vários motivos, entre eles a dificuldade de execução das competências curriculares, assim como a dificuldade em estabelecer pontos de desenvolvimento e diálogo entre a teoria proposta nas Base Curricular e o cotidiano dos sujeitos escolares. O tema deste trabalho versa entre essas inquietações tendo como foco principal de investigação o documento da Base atualizado até 2018. Inquietações como: o que seria o currículo? Como ele poderia corroborar com efeitos positivos em um diálogo entre a comunidade escolar e o Estado? As mudanças são satisfatórias? Visto essas questões, este trabalho busca compreender, em sentido amplo, de que maneira a BNCC produz impactos sociais positivos no cotidiano dos jovens. Para isso, apoiamo-nos em autores como Renilson Rosa Ribeiro (2010), Dermeval Saviani (2004) e Tomaz Tadeu da Silva (2010) para problematizar teórico-metodologicamente à temática, a partir da metodologia de análise empírico-bibliográfico-documental.

Palavras-chave: Currículo Escolar; BNCC; Cotidiano.

Abstract:Issues surrounding the production of school curricula have been undergoing changes for various reasons, including the difficulty of implementing curricular competencies, as well as the difficulty of establishing points of development and dialogue between the theory proposed in the Curriculum Framework and the daily lives of school subjects. The theme of this work deals with these concerns, focusing mainly on the Curriculum Framework document updated in 2018. Concerns such as: what is the curriculum? How could it contribute positively to a dialogue between the school community and the State? Are the changes satisfactory? Given these questions, this study seeks to understand, in a broad sense, how the BNCC produces positive social impacts on the daily lives of young people. To this end, we draw on authors such as Renilson Rosa Ribeiro (2010), Dermeval Saviani (2004), and Tomaz Tadeu da Silva (2010) to problematize the theme theoretically and methodologically, based on the empirical-bibliographic-documentary analysis methodology.

Keywords: School Curriculum; BNCC; Daily.


ENSINO DE HISTÓRIA, LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL E HISTÓRIA DAS MULHERES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O PODCAST “JORNAL DAS MOÇAS” (1930–1945)

Ronilson Oliveira Paulino 

Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de História a partir da integração entre o letramento histórico-digital e a História das Mulheres, com base em uma experiência didática desenvolvida com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Espírito Santo. Fundamentado nos princípios da Nova História Cultural e na pedagogia crítica freireana, o estudo utilizou o periódico Jornal das Moças (1930–1945) como fonte principal para a produção de podcasts educativos. A proposta visou promover uma aprendizagem significativa e crítica, estimulando a análise das representações de gênero e o protagonismo discente por meio do uso das tecnologias digitais. Os resultados evidenciam que o podcast, além de favorecer a autonomia e a autoria dos alunos, contribui para o diálogo entre passado e presente, revelando o potencial transformador das mídias digitais no ensino de História.

Palavras-chave: Ensino de História; Letramento histórico-digital; Podcast.

Abstract: This article presents a reflection on History teaching through the integration of historical-digital literacy and Women's History, based on a didactic experience with high school students from a public school in Espírito Santo, Brazil. Grounded on the principles of New Cultural History and Freirean critical pedagogy, the study used Jornal das Moças (1930–1945) as the main source for producing educational podcasts. The project aimed to foster meaningful and critical learning by encouraging the analysis of gender representations and students’ authorship through digital technologies. The results show that podcasting enhances autonomy and connects past and present, revealing the transformative potential of digital media in History education.

Keywords: History teaching; Historical-digital literacy; Podcast.


FICÇÃO E HISTÓRIA: DISTOPIA NA OBRA ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DE ALDOUS HUXLEY (1932) E 1984 (1949) DE GEORGE ORWELL, A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA GLOBAL

Jefferson Nogueira Batista e Assis Daniel Gomes

Resumo: Neste trabalho, analisamos as obras Admirável mundo novo de Aldous Huxley (1932) e 1984 (1949) de George Orwell a partir da perspectiva da História Global, tendo por base alguns caminhos teórico-metodológicos desenvolvidos pelo historiador Sebastian Conrad, especialmente, em sua obra “O que é a história global?” (2019), por exemplo, o método comparativo. Dialogando com Matos (2017), observamos que utopia e distopia se relacionam do mesmo modo que modernidade e pós-modernidade, de modo que identificamos uma aproximação entre ficção e história. De maneira geral, Huxley manifesta seu repúdio à sociedade industrial do início do século XX, rejeitando, especialmente, o fordismo, mostrando o perigo da servidão ao modelo industrial. Por outro lado, a obra de Orwell é fruto da Guerra Fria, não só da Segunda Guerra e da história da ascensão do nazifascismo. De maneira geral, ele tece diversas críticas ao sistema político soviético. Enfim, as distopias são formas literárias de expor diversas críticas sociais e reflexões sobre a história, contribuem com a compreensão do lugar que a história ocupava na sociedade durante o século XX, alertando-nos, outrossim, para a degradação de suas bases culturais.

Palavras- chaves: Ficção. História Global. Distopia. 

Abstract: In this paper, we analyze Aldous Huxley's Brave New World (1932) and George Orwell's 1984 (1949) from the perspective of Global History, drawing on theoretical and methodological approaches developed by historian Sebastian Conrad, particularly in his work “What Is Global History?” (2019), for example, the comparative method. In dialogue with Matos (2017), we observe that utopia and dystopia are related in the same way as modernity and postmodernity, thus identifying a connection between fiction and history. In general, Huxley expresses his repudiation of the industrial society of the early 20th century, rejecting Fordism in particular, highlighting the danger of servitude to the industrial model. On the other hand, Orwell’s work is a product of the Cold War, not just World War II and the rise of Nazism. In general, he offers several critiques of the Soviet political system. Ultimately, dystopias are literary forms of presenting diverse social critiques and reflections on history. They contribute to our understanding of the place history occupied in society during the 20th century, while also alerting us to the degradation of its cultural foundations.

Keywords: Fiction. Global History. Dystopia.


SELO ‘INDÍGENAS DO BRASIL’: UMA INICIATIVA EM TORNO DO DIREITO À PROPRIEDADE INTELECTUAL INDÍGENA

Ayrton Matheus da Silva Nascimento

Resumo: O debate em torno do direito à propriedade intelectual dos povos indígenas é o objeto de investigação deste estudo, mais especificamente os reflexos em torno do Selo Indígenas do Brasil. Para isso, tomamos como base a publicação da Portaria Interministerial MDA/MPI/FUNAI Nº 1 de 4 de janeiro de 2024, que institui o Selo Indígenas do Brasil, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Esse selo foi criado com o intuito de identificar produtos de origem étnica produzidos por indígenas. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, sob o pano de fundo de uma abordagem qualitativa. Permite-se concluir que, embora a proposição não seja original, trata-se de uma mudança significativa, sendo então capaz de produzir reflexos acerca dos domínios materiais e intelectuais dos povos originários e de resguardar a seguridade do direito de povos tradicionais e comunidades por meio da ação e intervenção do Estado.

Palavras-chave: Indígenas do Brasil. Povos e comunidades tradicionais. Políticas Públicas.

THE INDIGENOUS SEAL OF BRAZIL: AN INITIATIVE FOCUSED ON INDIGENOUS INTELLECTUAL PROPERTY RIGHTS

Abstract: This study investigates the debate surrounding the intellectual property rights of indigenous peoples, focusing specifically on the implications arising from the Indigenous Seal of Brazil (Selo Indígenas do Brasil). Our analysis is grounded in the publication of Interministerial Ordinance MDA/MPI/FUNAI No. 1, dated January 4, 2024, which formally establishes the Indigenous Seal of Brazil, an initiative developed by the Ministry of Agrarian Development and Family Farming (MDA), the Ministry of Indigenous Peoples (MPI), and the National Foundation of Indigenous Peoples (FUNAI). This seal was created with the intent to designate products of ethnic origin manufactured by indigenous individuals. From a theoretical-methodological standpoint, the research employs a bibliographic and documental approach, utilizing a qualitative framework. It is concluded that, despite the proposition not being unprecedented, it constitutes a significant institutional shift, capable of impacting the material and intellectual domains of the original peoples and of ensuring the security of rights for traditional peoples and communities through State action and intervention.

Keywords: Indigenous Peoples of Brazil. Traditional peoples and communities. Public Policies.


PATRIMÔNIO E TECNOLOGIA: CAMINHOS DAS HUMANIDADES DIGITAIS PARA A POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ATRIVM / UFMS

Miguel Ângelo Oliveira de Almeida e Carlos Eduardo da Costa Campos

Resumo: O texto discute o papel das Humanidades Digitais (HD) na democratização do acesso ao patrimônio cultural e à produção científica no Brasil, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Parte-se da compreensão de cultura material como elemento fundamental para interpretar sociedades, destacando que o acesso a museus ainda é limitado no país, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste. As HD são apresentadas como alternativa para ampliar esse acesso, combinando tecnologias e Ciências Humanas para criar metodologias de pesquisa e divulgação. O texto explora formas de comunicação científica digital, ressaltando a necessidade de linguagem acessível em bases de dados e projetos educativos. Exemplos práticos incluem o Catálogo de Artefatos Cerâmicos de Mato Grosso do Sul e ações desenvolvidas pela UFMS em parceria com o Museu Histórico Nacional, como a digitalização 3D de moedas romanas, animações didáticas, cartilhas e atividades de extensão em escolas. Tais iniciativas promovem a alfabetização arqueológica, patrimonial e numismática, aproximando o público de seu patrimônio histórico e contribuindo para o cumprimento do direito constitucional à cultura, conforme a Lei nº 14.835/2024. O texto conclui destacando que a efetividade das HD depende de estratégias de comunicação claras e de sua presença contínua em ambientes educacionais.

Palavras chave: Humanidades Digitais, Popularização Científica, Ensino de História

Abstract: This text examines the role of Digital Humanities (DH) in expanding access to cultural heritage and scientific knowledge in Brazil, particularly in regions distant from major urban centers. It begins by emphasizing the importance of material culture for understanding human societies and highlights the unequal access to museums across the country. In this context, DH emerges as a crucial tool for democratizing cultural access by integrating technology with the Humanities to develop new methods of research, interpretation, and dissemination. The text discusses how digital platforms, databases, and interactive models must be adapted to non-specialist audiences to ensure effective communication. Practical examples include the Ceramic Artifacts Catalog of Mato Grosso do Sul and projects developed by UFMS in collaboration with the National Historical Museum, such as the 3D digitization of Roman coins, educational animations, outreach materials, and school-based exhibitions. These initiatives aim to promote archaeological, patrimonial, and numismatic literacy, reinforcing the population’s connection to its own historical heritage. The study concludes that Digital Humanities play a central role in fulfilling the constitutional right to culture, established by Law nº 14.835/2024 while their success depends on accessible language, clear communication strategies, and their integration into educational environments.

Keywords: Digital Humanities, Science Popularization, History Education


ATRIVM NO AR: PODCASTS, NUMISMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA

João Gabriel da Silva Sanches, Vinícius Rotheman Felipe Ortega e Carlos Eduardo da Costa Campos

 Resumo: Este artigo analisa a contribuição do projeto ATRIVM NO AR, desenvolvido pelo Laboratório ATRIVM/UFMS, para a divulgação científica e o ensino de História Antiga por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente o formato podcast. Partindo de debates sobre o uso pedagógico das mídias digitais, discute-se o crescimento dos podcasts como ferramenta de comunicação didática e seu potencial para ampliar o acesso ao conhecimento histórico e numismático. O texto destaca a ausência de produções brasileiras contínuas dedicadas à numismática e apresenta as iniciativas do ATRIVM — como Um Dia no Museu, Uma Moeda de Cada Vez e a série Numismática para Todos — que articulam ensino, pesquisa e extensão ao aproximar diferentes públicos do patrimônio material do Museu Histórico Nacional. São analisadas as temáticas abordadas, a interdisciplinaridade presente nas entrevistas com pesquisadores e os dados de audiência, que revelam alcance nacional e internacional. Os resultados evidenciam que o podcast, quando aliado a metodologias ativas, configura-se como instrumento eficaz para democratizar a ciência, promover letramentos históricos e patrimoniais e fortalecer o papel social da universidade na produção e circulação do conhecimento.

Palavras-chave: Podcast; Ensino de História; Divulgação Científica.

Abstract: This article examines the contribution of ATRIVM NO AR, a digital outreach initiative developed by the ATRIVM/UFMS Laboratory, to the popularization of Ancient History and Numismatics through Digital Information and Communication Technologies (DICT), particularly the podcast format. Drawing on debates about pedagogical uses of digital media, the study discusses the rise of podcasts as accessible educational tools and their potential for broadening public access to historical knowledge. It highlights the scarcity of Brazilian podcast productions focused on numismatics and presents ATRIVM’s key initiatives — Um Dia no Museu, Uma Moeda de Cada Vez, and Numismática para Todos — which integrate teaching, research, and extension while disseminating the numismatic heritage of the National Historical Museum (MHN). The text analyzes thematic diversity, interdisciplinary perspectives offered by invited scholars, and audience metrics showing both national and international reach. Findings indicate that podcasts, when combined with active learning methodologies, serve as powerful instruments for democratizing science, fostering historical and patrimonial literacy, and strengthening the university’s social mission in producing and disseminating knowledge.

Keywords: Podcast; History Education; Science Communication.


O IMPÉRIO ROMANO NO CONTEXTO DA DINASTIA DOS SEVEROS: BREVES CONSIDERAÇÕES

Germano Torres Neto e Carlos Eduardo da Costa Campos

Resumo: O presente artigo analisa o processo de reorganização política, social e cultural do Império Romano durante a dinastia dos Severos (193-235 EC). De igual forma, a investigação aponta para as estratégias de legitimação adotadas pela dinastia, tais como a articulação da potestas e auctoritas no processo de estabilidade dinástica. Ademais o estudo destaca a construção de uma genealogia com os Antoninos, a exploração da memória política e o uso de elementos subjetivos, como sonhos e presságios premonitórios. Adicionalmente, discute-se o impacto da identidade cultural dos Severos, refletindo nas origens africanas e orientais de seus membros. Em síntese, o trabalho demonstra como a dinastia severiana respondeu a uma crise conjuntural-estrutural, adaptando o padrão de liderança estabelecido por Augusto às novas demandas de um império em transformação no final do século II EC. 

Palavras Chaves: Dinastia dos Severos; Principado Romano; Legitimação. 

Abstract:  This article analyzes the process of political, social, and cultural reorganization of the Roman Empire during the Severan dynasty (193-235 CE). Similarly, the research points to the legitimation strategies adopted by the dynasty, such as the articulation of potestas and auctoritas in the process of dynastic stability. Furthermore, the study highlights the construction of a genealogy with the Antonines, the exploitation of political memory, and the use of subjective elements, such as dreams and premonitory omens. Additionally, we discuss the impact of the Severan cultural identity, reflecting on the African and Eastern origins of its members. In summary, this work demonstrates how the Severan dynasty responded to a conjunctural-structural crisis, adapting the leadership pattern established by Augustus to the new demands of an empire in transformation at the end of the 2nd century CE. 

Keywords: Severan dynasty; Roman principality; Legitimacy. 


ABELTERIUM E O ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO MATERIAL DAS CIDADES ROMANAS 

Lara Karinina Viana de Almeida e Carlos Eduardo da Costa Campos

Resumo : Esta apresentação debaterá a cidade romana de Abelterium, Alter do Chão, localizada em Portugal. A cidade romana ficava localizada na Via XIV, ligando Olisipo (Lisboa) e Augusta Emerita (Mérida-capital da Lusitânia). A uilla romana da Casa da Medusa pertence à Estação Arqueológica de Alter do Chão que conta ainda com termas e uma necrópole Tardo-Antiga. Um dos maiores destaques da Casa da Medusa é o mosaico de Alexandre, o Grande localizado no centro do triclinium. O mosaico representa uma cena da Batalha de Hidaspes em 326 AEC, Alexandre porta em sua mão esquerda um escudo com a cabeça de Medusa. A medusa sendo um símbolo apotropaico, com a figura virada para os convidados em sintonia com a cena exibida. Assim, por essa razão chama-se Casa da Medusa. Portanto, compreende-se a dinâmica romana na Península Ibérica, em particular na região da Lusitânia, onde se localiza a uilla e o contexto histórico desta cidade. Explorando as mudanças ocorridas na questão administrativa e estrutural do que hoje é entendido como Portugal e Espanha. Abarcando ainda aspectos culturais essenciais da domus romana que se manifestam no sítio arqueológico da Casa da Medusa. Entende-se como as cidades tiveram um papel essencial na expansão de Roma.

Palavras-chave: Abelterium; Casa da Medusa; Cultura Material

Abstract: This presentation will discuss the Roman city of Abelterium, Alter do Chão, located in Portugal. The Roman city was situated along Via XIV, connecting Olisipo (Lisbon) and Augusta Emerita (Mérida, the capital of Lusitania). The Roman uilla of the Casa da Medusa belongs to the Archaeological Site of Alter do Chão, which also includes baths and a Late Antique necropolis. One of the main highlights of the Casa da Medusa is the mosaic of Alexander the Great located at the center of the triclinium. The mosaic depicts a scene from the Battle of the Hydaspes in 326 BCE, with Alexander holding a shield bearing the head of Medusa in his left hand. Medusa, as an apotropaic symbol, is depicted facing the guests in harmony with the scene displayed. For this reason, the site is known as the Casa da Medusa. Thus, the Roman dynamics in the Iberian Peninsula are examined, particularly in the region of Lusitania, where the uilla is located, along with the historical context of this city. The presentation explores the administrative and structural changes that occurred in what is now understood as Portugal and Spain, while also addressing essential cultural aspects of the Roman domus as manifested at the archaeological site of the Casa da Medusa. It becomes clear that cities played an essential role in the expansion of Rome.

Keywords: Abelterium; Casa da Medusa; Material Culture


CLIQUE AQUI E ACESSE O NOVO VOLUME!