Volume Especial - Oriente, Ensino e História


IMPRESSÕES DE UM VIAJANTE OITOCENTISTA SOBRE O NILO E O AMAZONAS
Anna Carolina de Abreu Coelho

Resumo: José Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó, político e intelectual amazônico, em suas inúmeras viagens refletiu sobre o espaço urbano durante o século XIX. Comparando as cidades de diversas partes do mundo, ele percebia “diferentes grandezas” relacionadas à natureza e à civilização. Neste artigo, pretendemos analisar o olhar comparativo do viajante amazônico a respeito dos rios Amazonas e Nilo.
Palavras-chaves: Viagens; Amazonas; Nilo

Abstract: José Coelho da Gama e Abreu, the Baron of Marajó, an Amazonian politician and intellectual in his many voyages thought about the urban space during the nineteenth century, comparing the cities of different parts of the world, he perceived "different magnitudes" related to nature and civilization.  In this article, we intend to analyze the comparative view of the Amazonian traveler regarding the Amazon and Nile rivers.
Keywords: Travel; Amazon; Nile

A IGREJA TENRIKYO AMAZÔNIA: A HISTÓRIA E A CULTURA DA RELIGIÃO
Vitor Moises Nascimento Therezo

Resumo: Este artigo destaca algumas características distintivas, da forma como a religião é vivida na Igreja Tenrikyo Amazônia, localizada em Ananindeua, zona metropolitana de Belém (Pará). As características percebidas na Tenrikyo na Amazônia contrastam com os padrões estabelecidos no Ocidente, principalmente em perspectivas de tempo e espaço, que acabam por unificar os conceitos de tradição e cultura. Mesmo com uma estrutura e doutrina bem definida e uma carga de ocidentalização muito forte, a religião não é uma categoria autônoma da cultura e da história. Isso permite o estabelecimento e a percepção mais clara de fins sociais neste contexto religioso nipo-amazônico, o que acaba por poder ser um fator útil para qualquer pesquisa que se debruce sobre a religião e a cultura. Assim, pode-se haver proveito dessas análises para construção de outras perspectivas de interpretação do cenário religioso ocidental, que hoje é tão plural e heterogêneo.
Palavras Chave: Igreja Tenrikyo; Amazônia; Religiosidade no Brasil

Abstract: This article highlights some distinctive features of the way the religion is lived in the Tenrikyo Amazonian Church, located in Ananindeua, metropolitan area of Belém (Pará). The characteristics perceived in the Tenrikyo in the Amazon contrast with the standards established in the West, mainly in perspectives of time and space, that end up unifying the concepts of tradition and culture. Even with a well-defined structure and doctrine and a very strong Westernization burden, religion is not an autonomous category of culture and history. This allows the establishment and clearer perception of social ends in this Japanese-Amazonian religious context, which can be a useful factor for any research that deals with religion and culture. Thus, one can profit from these analyzes to construct other perspectives of interpretation of the western religious scene, which today is so plural and heterogeneous.
Keywords: Tenrikyo Church; Amazonia; Brazilian Religiosity

A CULTURA ÁRABE MUÇULMANA E O CINEMA: O RETRATO DO ÁRABE MUÇULMANO GERADO PELO CINEMA HOLLYWOODIANO
Débora Dorneles Uchaski

Resumo: Este artigo traz uma perspectiva sobre como o cinema hollywoodiano têm representado a cultura árabe muçulmana e como o cinema tem sido utilizado como uma ferramenta ideológica para a legitimação de projetos políticos e econômicos norte-americanos. Baseados na teoria da Nova História Cultural e nos métodos de Marc Ferro, analisaremos vinte e um (21) filmes criados entre a década de 1970 e os dias atuais, partindo do contexto em que havia sido criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o mundo estava sendo acometido com a crise do petróleo, atingindo primariamente os Estados Unidos. Fundamentado em interesses políticos e econômicos, os Estados Unidos tem utilizado do cinema hollywoodiano como um instrumento para atingir o inconsciente coletivo das massas. Aumentando consideravelmente a utilização da figura do árabe muçulmano em seus filmes, criando um retrato de tal cultura sob uma ótica orientalista. Além disso, dedicamo-nos a estudar a representatividade da cultura árabe muçulmana no cinema salientando a forma como é estampada, os estereótipos arremetidos a tais sujeitos e analisar se houve alterações e degradações de sua imagem com o decorrer da história. Enfatizando a importância de trabalhar em sala de aula a desconstrução dessa ótica eurocêntrica e orientalista a fim de despertar no educando um olhar crítico ao que lhe é ofertado pela mídia de massas. Portanto, com o objetivo de trazer novas perspectivas e visões a fim de romper com estereótipos e com o estranhamento a culturas diferentes das quais este se insere, visando que alcance um pensamento mais ambíguo e tolerante.
Palavras-chave: Cinema; Representação; Orientalismo; Estereótipos; Racismo.

Abstract: This article presents a perspective about how Hollywood’s Industry has represented Arab Muslim’s culture and how the cinema has been used an ideological tool for legitimizing American’s political and economic projects. Based on the New Cultural History theory and the Marc Ferro’s methods, we will analyze the twenty-one (21) movies since between 1970s to current days, starting from the context with the creation of  Organization of Petroleum Exporting Countries (OPEC) when happened the oil caos in the world, reaching primarily the United States of America. By the way, grounded on political and economic interests, the United States has used Hollywood’s Industry as an instrument to reach the masses' collective unconscious that since It was increasing considerably the use of the Muslim Arab figure in your movies, creating a portrait of such a culture under an Orientalist view. Besides that, we have dedicated to study the representativeness of Muslim Arab’s culture in the cinema lay emphasis on the way It is stamped, the stereotypes referred to these people and to analyze if there were any changes and degradations of their image with the course of history. Stressing that the importance of working in the classroom the deconstruction of this Eurocentric and Orientalist viewpoint in order to awaken in the students a critical eye to what is offered to them by the mass media. In conclusion, we want to bring new perspectives and visions in order to break with stereotypes and strangeness to different cultures from which these students are inserted, aiming at more ambiguous and tolerant thinking.
Keywords: Cinema; Representation; Orientalism; Stereotypes; Racism

A IMIGRAÇÃO JAPONESA VISTA PELO CINEMA BRASILEIRO: APONTAMENTOS SOBRE “GAIJIN, CAMINHOS DA LIBERDADE”, DE TIZUKA YAMASAKI (1980)
Diogo Matheus de Souza

Resumo: A Lei 13.006/2014 determina a exibição de duas horas mensais de filmes de produção nacional em todas as escolas de educação básica do país. Buscando refletir sobre possibilidades acerca do cinema brasileiro na escola, e mobilizando temáticas, o presente artigo pretende analisar o filme “Gaijin, Caminhos da Liberdade” (1980), da cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki. Por meio do filme, de notícias de jornal que circularam no contexto de seu lançamento, de entrevista com a diretora e da bibliografia existente, pretende-se compreender como “Gaijin” mobiliza e produz memórias acerca da imigração japonesa, e quais os indícios que nos fornece sobre a construção de uma identidade japonesa no Brasil.
Palavras Chave: Imigração Japonesa; Cinema; Educação

Abstract: Law 13.006/2014 determines the exhibition of two monthly hours of national production films in all the basic education schools in the country. Seeking to reflect on possibilities about Brazilian cinema in school, and mobilizing themes, this article intends to analyze the film "Gaijin, Caminhos da Liberdade" (1980) by the japanese-brazilian filmmaker Tizuka Yamasaki. Through the film, newspaper news circulated in the context of its launch, interview with the director and the existing bibliography, it is intended to understand how "Gaijin" mobilizes and produces memories about japanese immigration, and what evidence provides about the construction of a japanese identity in Brazil.
Keywords: Japanese Immigration; Cinema; Education.

REMINISCÊNCIAS DE MILTON HATOUM: ORIENTE E AMAZÔNIA COMO VETORES DA ARTE LITERÁRIA
Heraldo Márcio Galvão Júnior
Arcângelo da Silva Ferreira

Resumo: Com o presente artigo buscamos esboçar sobre a trajetória intelectual do escritor amazonense Milton Hatoum, elucidando, essencialmente, a Amazônia e o Oriente, real e imaginário. Estes motes literários herdeiros das experiências vividas pelo literato desde sua infância. As lembranças, as memórias e seus espaços se tornaram vetores da arte literária de Hatoum.
Palavras Chave: Milton Hatoum; Literatura; Oriente.

Resumen: A partir del presente artículo buscamos esbozar sobre la trayectoria intelectual del escritor amazonense Milton Hatoum, elucidando, esencialmente, la Amazonía y el Oriente, real e imaginario. Estos, motes literarios herederos de las experiencias vividas por el literato desde su infancia. Los recuerdos, las memorias y sus espacios se convirtieron en vectores del arte literario de Hatoum.
Palavras-claves: Milton Hatoum; Literatura; Oriente.

NARRATIVAS ORAIS DE MULHERES CHINESAS EM MANAUS 1980-2017
Raphaela Martins Pereira

Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Cientifica vinculada ao Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas (LABHORA-AM) do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas e seu objetivo é refletir sobre memórias de mulheres chinesas que migram/migraram para Manaus no interstício de 1980-2017. Para isso nos utilizaremos fundamentalmente dos diálogos estabelecidos com as fontes orais, obtidas através de entrevistas que realizamos com três chinesas migrantes e que versaram sobre suas Histórias de vida, seu trabalho e o processo de migração. Entendemos que o modo de migrar de homens e mulheres são diferentes e que refletindo acerca das memórias e experiências desses sujeitos históricos podemos ter dimensões da História da imigração chinesa para o Brasil.
Palavras - Chave: mulher chinesa; imigração; história oral.

Abstract: The article is the result of a scientific initiation research of the Laboratory of Oral and Audiovisual History of Amazonas (LABHORA-AM) of the Department of History of the Federal University of Amazonas and the theme is about memories of chinese women migrated to Manaus in interstice 1980-2017. To do this, we fundamentally use the dialogues as oral sources, selecting the interviews we carry out with the chinese migrants and their stories about life, work and the migration process. We understand that the way of migration of men and women are different and reflecting on the memories and experiences of these historical subjects we can have dimensions of the History of Chinese immigration to Brazil
Keywords: chinese woman; immigration; oral history.

LENDO O OCIDENTE A PARTIR DO ORIENTE: O NARRADOR MACHADIANO EM QUESTÃO
Nelson de Jesus Teixeira Júnior

Resumo: O ensaio visa, através de uma perspectiva ficcional e histórica, discutir como o Ocidente era lido através dos acontecimentos no Oriente, isso, por meio de uma crônica datada de “1 de julho de 1876”, assinada por Machado de Assis, que circulou no espaço carioca do Oitocentos. Esse escritor brasileiro operacionalizava ideias diversas em favor da formação informativa do seu leitor, apesar de não ter precisão acerca da composição desse leitorado. Essa narrativa machadiana viabiliza ampliar, para nós, a forma de compreensão sobre o cronista e seu processo de apreensão do cotidiano.
Palavras-chave: Machado de Assis; Oriente; Literatura

Resumen: El ensayo tiene como objetivo, a través de una perspectiva ficcional y histórica, discutir cómo Occidente era leído a través de los acontecimientos en Oriente, eso, por medio de una crónica fechada en “1 de julio de 1876”, firmada por Machado de Assis, que circuló en el espacio carioca del Ochocientos. Este escritor brasileño operaba ideas diversas en favor de la formación informativa de su lector, a pesar de no tener precisión acerca de la composición de ese lector. Esta narrativa machadiana permite ampliar, para nosotros, la forma de comprensión sobre el cronista y su proceso de aprehensión de lo cotidiano.
Palavras-clave: Machado de Assis; Literatura; Oriente

"FAÇA-SE O QUE SE QUISER – OS CHINESES POVOARÃO O BRASIL”: A PRIMEIRA MISSÃO BRASILEIRA NA CHINA
Kamila Rosa Czepula

Resumo: Nesse breve texto, analisaremos a primeira missão brasileira realizada na China em 1881, que tinha por objetivo estabelecer acordos comerciais e viabilizar a vinda de imigrantes chineses para o Brasil Império.
Palavras-chave: Imigração Chinesa; Brasil Império; China Imperial

Abstract: In this brief text, we will analyze the first Brazilian mission held in China in 1881, which aimed to establish trade agreements and enable the arrival of Chinese immigrants to Brazil Empire.
Keywords: Chinese immigration; Brazil Empire; China Empire

A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DECOLONIAIS PARA O ORIENTALISMO DE EDWARD SAID
Pepita Afiune

Resumo: O artigo propõe um debate teórico a respeito da importância dos estudos orientalistas do palestino Edward Said e a contribuição que os estudos decoloniais podem oferecer às suas discussões. Quando Said atribui às significações criadas sobre o Oriente por parte do Ocidente como uma reminiscência da herança colonial, atribuímos aos estudos decoloniais o protagonismo de uma crítica análise cujas raízes estão na pós-colonialidade. A Decolonialidade emerge como um enriquecimento dos estudos pós-coloniais, sem deixar de mostrar a importância que eles tiveram no âmbito de seu contexto histórico. Autores que contribuem para este debate fazem parte deste grupo de pensamento que propõe um desprendimento epistemológico, como Alejandro Haber, Walter Mignolo, Santiago Castro-Gómez, Aníbal Quijano e Boaventura Santos. A linha de pensamento dos referidos autores entende o orientalismo de Said como uma perpetuação da academia norte-americana, o que fez com que o Oriente continuasse sendo pesquisado a partir de matrizes de pensamento imperialistas e metropolitanas.
Palavras-chave: Orientalismo; Decolonialidade; Pós-Colonialidade.

Abstract: The paper proposes a theoretical debate about the importance of the orientalist studies of the Palestinian Edward Said and the contribution that the decolonial studies can offer to their discussions. When Said ascribes to the meanings created about East by the West as a reminiscence of the colonial heritage, we attribute to the decolonial studies the leading role of a critical analysis whose roots are in postcoloniality. Decoloniality emerges as an enrichment of post-colonial studies, while showing the importance they have had within their historical context. Authors who contribute to this debate are part of this group of thought that proposes an epistemological detachment, such as Alejandro Haber, Walter Mignolo, Santiago Castro-Gómez, Aníbal Quijano and Boaventura Santos. The line of thought of the said authors understands the Orientalism of Said like a perpetuation of the North American academy, what caused that the East continued being investigated from imperialist and metropolitan arrays of thought.
Keywords: Orientalism; Decoloniality; Postcoloniality.

DE TRANSNACIONALISMO TIBETANO À UM LOCAL DE PEREGRINAÇÃO: O CASO DO TEMPLO BUDISTA KHADRO LING DE TRÊS COROAS-RS
Jander Fernandes Martins
Vitória Duarte Wingert

O presente trabalho é fruto de uma Etnografia realizada no Templo Budista Khadro Ling, localizado na cidade de Três Coroas-RS a 91km da capital gaúcha Porto Alegre. O objetivo desse trabalho foi perscrutar os motivos que levavam inúmeros sujeitos de diversas localidades e distintas cosmovisões religiosas a visitar esse ambiente. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semidirigidas. Estas, foram realizadas durante dois finais de semana culminando em um total de 30 entrevistas. Partindo da Antropologia da Religião. Nesse sentido, compreender como uma religião oriunda de uma cultura oriental milenarmente constituída, instaurou-se em outro país, o qual é culturalmente distinto, especialmente, em seus processos e manifestações (religiosas) se demonstraram relevantes. Os resultados desse estudo nos convidam a abrir discussão e reflexão sobre a o papel do budismo em uma região, histórica e culturalmente, constituída de uma identidade germânica protestante. Além disso, constatou-se que, mais do que uma questão de migração étnica, trata-se em nosso entendimento de uma questão de “transnacionalismo religioso”.
Palavras-chave: Antropologia da Religião; Budismo; Etnografia; Transnacionalismo Religioso.

Abstract: The present work is the result of an Ethnography held at the Khadro Ling Buddhist Temple, located in the city of Três Coroas-RS, 91km from the capital of Porto Alegre. The purpose of this work was to examine the reasons that led many people from different locations and different religious worldviews to visit this environment. Data collection took place through semi-structured interviews. These were held during two weekends culminating in a total of 30 interviews. Starting from the Anthropology of Religion. In this sense, to understand how a religion originated from an oriental culture that was constituted for a thousand years, was established in another country, which is culturally distinct, especially in its (religious) processes and manifestations. The results of this study invite us to open discussion and reflection on the role of Buddhism in a region, historically and culturally, consisting of a Protestant German identity. Moreover, it has been found that, rather than a matter of ethnic migration, this is a question of "religious transnationalism".
Keywords: Anthropology of Religion; Buddhism; Ethnography; Religious Transnationalism.

OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS JAPONESES ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Ronaldo Sobreira de Lima Júnior

Uma série de mudanças aconteceu no Japão durante o século XIX, e a maior parte delas foi proveniente do período conhecido como “Restauração Meiji”, onde o país se abriu ao Ocidente, após séculos de isolamento estabelecido pelo shogunato Tokugawa. Este momento da história japonesa é crucial para entendermos como e porque o país enfrentou ondas migratórias de seus cidadãos em seu próprio território e para fora dele. O século XIX se caracterizou por estes grandes deslocamentos populacionais internacionais, principalmente vindos da Europa, da China e do Japão. A presença dos nipônicos nos países em que se instalaram causou fenômenos que fomentam inúmeras reflexões, mas a maior e a primogênita destas é aquela que objetiva entender o que os levou a buscar uma nova vida em várias nações pelo mundo, principalmente no continente americano. Este trabalho se propõe a sistematizar e a fundamentar a discussão sobre este momento histórico do Japão que se iniciou no século XIX e adentrou pelo século XX, resultando em várias ondas de deslocamento de nipônicos em diversas direções, com destaque ao Brasil.
Palavras-chave: História; Japão; Imigração.

Abastract: A series of changes occurred in Japan during the 19th century, and most of them came from the period known as the Meiji Restoration, where the country opened to the West after centuries of isolation established by the Tokugawa shogunate. This moment in Japanese history is crucial to understanding how and why the country has faced migratory waves of its citizens on and off its own territory. The nineteenth century was characterized by these large international population movements, mainly coming from Europe, China and Japan. The presence of the Japanese in the countries where they settled caused phenomena that foment innumerable reflections, but the biggest and the first of these are those that aims to understand what led them to seek a new life in several nations around the world, especially in the American continent. This work intends to systematize and to ground the discussion about this historical moment of Japan that began in the nineteenth century and entered the twentieth century, resulting in several waves of displacement of Japanese in several directions, especially Brazil.
Keywords: History; Japan; Immigration.